Rádio Universidade completa 44 anos no ar

Rádio Universidade de Santa Maria foi ao ar pela primeira vez, oficialmente, em 27 de maio de 1968. Idealizada pelo então Reitor Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, transmitiu em caráter experimental desde às 10horas do dia 28 de abril daquele ano, mas a sua instalação oficial aconteceu no dia 27 de maio, às 18 horas, no 8º andar do prédio da Antiga Reitoria, no centro da cidade. Quando da sua fundação, a emissora operava na freqüência de 1320 Khz, com uma potência de 1 Kw. Em 1976, com o novo Plano Nacional de Radiodifusão, passou a operar na freqüência de 800 Khz. Nesta ocasião aumentou sua potência para 10 KW.

A partir da instalação do novo parque de transmissores no Campus Universitário, no final de 1995, o sinal foi ampliado de Santa Maria para toda a região centro-oeste do Estado, atingindo mais de 100 municípios.

No ano de 1997, a emissora ganhou seu primeiro site.  Em junho de 1998, a Universidade AM passa a transmitir 24 horas diárias e, em 1999, inaugura o sistema de transmissão pela internet.

O slogan  "A rádio que toca cultura", foi implantado juntamente com a nova logomarca em 2007, quando das comemorações de seus 39 anos. Nesta época,  a emissora trocou seu sistema de transmissão web, passando a utilizar a tecnologia streaming flash, implantado pelo CPD-UFSM.

A Rádio Universidade integra a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.

A programação completa da emissora está no site www.ufsm.br/radio. E mais informações estão disponíveis no site do programa Fazendo Arte, www.ufsm.br/fazendoarte