2ª edição dos Círculos de Controle de Qualidade de Medicina Veterinária inicia segunda-feira

Entre os dias 11 e 13 de junho, o curso de Medicina Veterinária, através da sua Comissão Permanente de Qualificação (CPQMVet) realiza mais uma edição dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQs).

A CPQMVet foi criada no primeiro semestre de 2011, embora tenha sido originária do amadurecimento de outras Comissões após a implementação do Currículo de 2004.  A CPQMVet possui Regimento Interno próprio que foi aprovado pelo Colegiado do curso e com parecer favorável do Centro de ciências Rurais (CCR), sendo representada por docentes, discentes, funcionário técnico administrativo em educação e de um pedagogo com aval da Unidade de Apoio Pedagógico/CCR. Esta comissão tem por finalidade subsidiar a coordenação e o colegiado do curso de Medicina Veterinária da UFSM por meio de indicadores, diagnósticos, elaboração e execução de propostas pedagógicas e de estudos que possam contribuir para a qualidade do Curso.

Atualmente a CPQMVet aplica instrumentos para docentes e discentes avaliando a atuação do docente ou da turma, a infraestrutura da disciplina e a disciplina. Além disso, ainda é aplicado um instrumento de avaliação do perfil do acadêmico de Medicina Veterinária que visa conhecer melhor quem é o seu aluno, e um instrumento de avaliação do egresso. O resultado dessas avaliações é analisado estatisticamente, transformado em indicadores, finalizando com a elaboração de um Livro de Indicadores e de um Caderno de diagnóstico e Soluções.  Do livro de indicadores é gerado atualmente o RPD (relatório pessoal docente) que é um documento exclusivo do professor, cujo objetivo é retroalimentar o docente, e o RID (Relatório da infraestrutura do Departamento), cujo objetivo é retroalimentar o Departamento sobre a qualidade da infraestrutura das disciplinas ofertadas para o curso.

Os Círculos de Controle de Qualidade (CCQs) são uma ação da CPQMVet que tem por objetivos a formação de uma mentalidade de qualidade junto a Comunidade do Curso; a obtenção de novas ideias; a melhoria da comunicação e do relacionamento interpessoal dentre professores, alunos e funcionários que integram a Comunidade do Curso e a integração, na motivação e na auto realização da Comunidade do Curso, por meio da oportunidade de participação na solução de problemas, entre outros objetivos. Cada CCQ é formado por dois professores e um aluno que integra a CPQMVet, além dos professores que ministram aulas no Curso e de um representante acadêmico da turma. Os CCQs que estão funcionando são: CCQ A (atende o primeiro e o terceiro semestres), CCQ B (segundo e quarto semestres), CCQ C (quinto e sétimo semestres), CCQ D (sexto e oitavo semestres) e CCQ E (nono semestre). Todos os professores do Curso, acadêmicos e interessados são convidados a participarem das reuniões do CCQ correspondente ao semestre que estão envolvidos. Para instrumentalizá-lo, tanto os docentes quanto os acadêmicos são convidados a consultarem a relação dos problemas identificados em um blog específico para esse fim, informado por e-mail e login e senha para acesso, com o objetivo de que possam discuti-los com os seus pares, buscando sugestões de soluções para serem trabalhadas nas reuniões dos CCQs. Os CCQs se reúnem uma vez por semestre e os principais métodos/técnicas empregados em suas atividades são brainstorming, check list, histograma, diagrama de Pareto e diagrama de Ishikawa. Após a realização das reuniões dos CCQs, a CPQMVet se reúne com o objetivo de ouvir os relatos provenientes das reuniões. Na sequência, é realizada análises das soluções propostas aos problemas identificados por meio das avaliações docente e discente. São, então, organizadas as subcomissões que tratam de planejar e implantar ações destinadas a operacionalizar as soluções propostas por meio dos CCQs.

A CPQMVet convida toda a comunidade do curso de Medicina Veterinária a participar destes encontros.

Mais informações sobre a CPQMVet ou sobre os CCQs podem ser obtidas através do e-mail cpqmvet@terra.com.br.