Ex-professor da UFSM é reconduzido como diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa

No decorrer da 17ª Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, ocorrida nesta quinta-feira (19), na capital de Moçambique, foi aprovada a recondução do ex-professor da UFSM, Gilvan Müller de Oliveira, ao cargo de Diretor-Executivo do (Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), para a gestão 2010-2014.

O professor, que está no cargo desde outubro de 2010, entregou aos Ministros o relatório da gestão 2010-2012 e fez uma apresentação dos projetos que já se iniciaram, destacando o funcionamento da base da dados experimental para o Vocabulário Ortográfico Comum (VOC), a ser constituído pela integração dos Vocabulários Ortográficos Nacionais (VON), atualmente em composição e disponibilizado no novo sítio do Instituto, bem como os dois primeiros números da nova Revista do IILP, com os textos científicos oriundos do Colóquio Internacional de Maputo sobre a Diversidade Linguística na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do Colóquio Internacional da Praia sobre o Português nas Diásporas, a serem lançadas em breve.

Também foi apresentado, aos representantes do governo da Guiné Equatorial presentes na Reunião, o livro “Fá d´Ambô: herança da língua Portuguesa na Guiné Equatorial”, oriundo da primeira ação do Protocolo de Cooperação Técnica entre o IILP e a Guiné Equatorial e decorrente de trabalho de campo, realizado em março passado, na Ilha de Annobón e na capital do país, Malabo.

Gilvan Müller de Oliveira declarou que a segunda gestão permitirá concluir vários dos trabalhos em curso e, assim, consolidar o papel institucional do Instituto à frente das políticas multilaterais da língua portuguesa, no âmbito da CPLP.

Durante a reunião, Oliveira esteve acompanhado pelo presidente da Comissão Nacional Moçambicana do IILP,  Lourenço do Rosário.

Mais informações acesse www.iilp.wordpress.com e iilp.org.cv