Medicina Veternaria participa de Seminário e aborda Processo de Qualificação de curso

A Comissão Permanente de Qualificação do curso de Medicina Veterinária (CPQMVet) participou na última sexta-feira (21) do 2º Seminário Estadual de Ensino na Medicina Veterinária, na cidade de Guarapari (ES).  A professora Luciana Silveira Flôres Schoenau, atual presidente da Comissão, recebeu o convite do professor Douglas Severo, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES – Campus de Alegre) e presidente da Comissão de Ensino do CRMV (ES).

Luciana apresentou a palestra “CPQMVet: Processo de Avaliação/Qualificação do Curso de Medicina Veterinária na UFSM” para um público de docentes de instituições públicas e privadas. Neste evento, a professora abordou o histórico da Comissão relatando que o processo de avaliação é atualmente apenas uma parte da filosofia de qualificação do curso de Medicina Veterinária da UFSM. A palestra que durou aproximadamente duas horas apresentou os aspectos da avaliação docente, discente e de egressos; a pesquisa de perfil e do mercado de trabalho; o desenvolvimento de propostas pedagógicas; a realização dos círculos de qualidade e do seminário anual; as publicações oriundas do processo e a divulgação na mídia. Além desses aspectos, Luciana ressaltou a importância do apoio do gestor e da comunidade acadêmica para que todo esse processo seja contínuo e efetivo.

Douglas relatou, no final da palestra, que tem acompanhado o processo através da divulgação no perfil da CPQMVet no Facebook e que fez questão de fazer o convite para que todos conhecessem o trabalho que a Medicina Veterinária da UFSM vem desenvolvendo. Disse também que se sentiu prestigiado ao receber um contato da comissão para participar deste processo com a avaliação do egresso. Em conversa informal, Douglas disse que a palestra foi muito elogiada e que os professores estavam aguardando ansiosos a liberação do website da CPQMVet, que está em processo final de liberação.

Professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Vila Velha (UVV), Fernando Luiz Tobias, também utilizou o espaço da Rede Social para registrar: “Parabéns Luciana e equipe pelo excelente trabalho que vocês estão fazendo no curso de Medicina Veterinária da UFSM. Com você falou no encontro aqui em Vitória, é impossível gerenciar um curso sem conhecermos os indicadores de qualidade. Me orgulho de ser fruto do curso de “Medicina Veterinária desta instituição”.

Para quem não conhece: A CPQMVet possui um regimento próprio e tem por finalidade subsidiar a coordenação e o colegiado do curso de Medicina Veterinária da UFSM por meio de indicadores, diagnósticos, elaboração e execução de propostas pedagógicas e de estudos que possam contribuir para a qualidade do Curso. É integrada por representantes dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo em educação e de uma pedagoga (da UAP/CRR). A CPQMVet recebeu recentemente um convite da CPA da UFSM para falar sobre o processo de avaliação do Curso de Medicina Veterinária durante a Semana da JAI. A Comissão aceitou o convite e está aguardando confirmação oficial para participar.