UFSM busca estimular o empresariado local a participar dos processos licitatórios de obras

Em reunião ocorrida nesta terça-feira (10) no Gabinete do Reitor, foram discutidas formas para estimular uma maior participação das empresas construtoras de Santa Maria nos processos licitatórios de obras da Universidade. Participaram representantes da UFSM e de órgãos representativos da economia local, incluindo o prefeito reeleito Cezar Schirmer, o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, e o presidente do Sindicato da Industria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon-SM), Evandro Zamberlan.

Para os próximos meses, está previsto que sejam licitados aproximadamente R$50 milhões em obras na Universidade. Foi constatada, assim, a necessidade de estimular o empresariado local a participar dos processos licitatórios, já que grande parte dele se vê alheio a este processo.

A falta de interesse por parte das construtoras de Santa Maria em participar nos processos licitatórios está relacionada com o “boom da construção civil” que se vive atualmente.  Enquanto o lucro que se pode obter com as obras públicas é de aproximadamente 10%, na construção civil essa margem de lucro pode chegar a mais de 30%.

O presidente do Sinduscon, Evandro Zamberlan, considerou que o encontro foi produtivo:

– Acho que se criou um caminho bastante importante para que a gente possa atrair essas empresas e que elas possam se interessar em participar das licitações das diversas obras que existem aqui no campus. Com as sugestões que vamos propor – que não são muitas, mas são importantes – eu tenho convicção de que vai ser gerada essa atração maior do empresariado santa-mariense.

Foto:

Ítalo Padilha