Vestibular 2012: Alunos e pais avaliam o primeiro dia de provas e expressam expectativas para o segundo

O segundo dia de provas do Vestibular 2012 da UFSM trouxe, novamente, muitos pais de estudantes para acompanhá-los. Nas imediações do CEFD, vários carros se espalharam sob as sombras das árvores, à espera da abertura dos portões.

Seu Baltazar, pai de Gabriel e Henrique- que tentam a vaga no curso de Direito-, diz que a espera está sendo tranquila. Para passar o tempo de forma mais rápida, escuta rádio, lê livros e faz palavras cruzadas. Morador da Tancredo Neves, acrescenta que o trânsito do segundo dia está mais acessível que o do primeiro; pois hoje a demora foi de apenas 35 minutos, ontem, de uma hora. Em relação ao ano anterior, houve uma melhora considerável também, por conta da redução de alunos para realizar a prova no campus e pela mudança do horário da prova.

Em relação às salas de aula, há reclamações do desconforto das cadeiras, principalmente as que não possuem mesa separada. Em alguns locais, não foi possível escutar a sirene de início das provas, o que causou confusão para vestibulandos e fiscais.

Os estudantes avaliaram as questões do primeiro dia como razoáveis e acessíveis. Entretanto, disseram que a tendência é o conteúdo ficar mais difícil. Mesmo com a divulgação do gabarito do primeiro dia de prova, muitos estudantes preferem não conferir as questões para evitar o nervosismo hoje e amanhã. Ao contrário, Henrique afirma ter conferido e diz estar tranquilo com o resultado. Já Gabriel acrescenta que a expectativa é pelo fim do vestibular e o início das aulas “seja no cursinho ou na universidade”.

Repórteres: Franciele Varaschini e Myrella Allgayer

Foto: Luciele de Oliveira