Saldo positivo no processo seletivo 2012 da UFSM

O relógio marca 14 horas. A sirene soa, indicando o início do processo seletivo da Universidade Federal de Santa Maria, no dia 7. O término ocorreu ao entardecer do dia 9 de dezembro de 2012. O concurso teve mais de 43 mil inscritos, dentre concurso seriado e único. Foram realizadas provas em 20 municípios-sede da região sul. Neste ano, no campus de Santa Maria, o processo seletivo foi calmo, diferentemente dos outros anos.

É tradição que, em Santa Maria, o trânsito atrapalhe a movimentação para o campus nos dias de vestibular. Congestionamentos, mesclados com estudantes atrasados, mudam a rotina prevista do vestibular, que, já iniciou mais tarde algumas vezes. Porém, neste ano isto não aconteceu. Quem vivenciou este concurso pôde ver uma UFSM tranquila. Quase não houve candidatos correndo, ofegantes, batendo nas portas dos prédios já fechadas. Ou mesmo, um enorme congestionamento, que era inalcançável aos olhos. Desta vez, todos ouviram os apelos da Instituição e fizeram com que o processo seletivo fosse realizado tranquila e calmamente, sem muitas reclamações.

Algumas mudanças apontam o porquê deste ano ter sido tão bom. A principal é a mudança de horário e de datas. Realizar a prova na sexta-feira e sábado à tarde, e o dia todo de domingo, facilitou a vida da maioria dos vestibulandos.  Nos dias em que a prova foi realizada à tarde, muitos estudantes chegaram já de manhã cedo, colorindo o campus.

Para a candidata ao curso de Educação Física, Janaína Dotto Aires, as provas do vestibular foram bem acessíveis. “No primeiro dia e hoje, as provas estavam um pouco mais fáceis, as questões estavam bem objetivas. Já na prova do dia 8, os cálculos estavam difíceis. Mas, gostei do vestibular, especialmente das datas. Fica mais organizado, pois, no final de semana é muito mais prático, até para quem trabalha”. Já para o candidato ao curso de Administração, Leonardo Lopes, os horários não ficaram tão acessíveis. “Como eu moro longe, preferiria que as provas fossem sempre no turno da tarde, pois, acaba-se fazendo a prova cansado, dificultando a concentração”, finaliza. Os candidatos sabatistas que, por princípios religiosos, iniciam as provas no sábado apenas às 19h, não acharam ruins as datas. Mas, ressaltaram que, como finalizam o vestibular apenas às 23h20min do sábado, fica um tanto ruim acordar cedo no domingo para continuar o processo. Mas, no todo, grande parte dos vestibulandos gostaram das provas, acharam acessíveis.

Segundo o reitor da Universidade, Felipe Müller, o saldo do vestibular é muito positivo. “Nós trouxemos o vestibular para dezembro para facilitar a vida de todo mundo, começando pelo horário das provas, desde o fluxo de trânsito, que é mais tranquilo nos finais de semana”. Outro ponto importante destacado pelo reitor é que a Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Prefeitura Municipal, Brigada Militar, além de todos os servidores, funcionários terceirizados e fiscais, foram extremamente importantes e competentes durante o processo seletivo.

Coperves classifica edição do vestibular como excelente

O presidente da Coperves, Celso Arami, disse que “a avaliação da aplicação do vestibular foi excelente. A experiência das provas à tarde se revelou muito boa e de boa aceitação geral”. Segundo o professor, até o momento indica-se que o vestibular à tarde veio para ficar. “Não tivemos problema de trânsito e, houve uma soma de vontades da Universidade, da Polícia Federal e dos alunos, que atenderam o chamado de vir mais cedo”. Quanto à possibilidade de adiantar em uma hora o período da redação, ou seja, iniciar às 15 horas, Arami admitiu que esta medida pode ser revista para o próximo ano. “O horário é este desde quando a prova três e a redação começaram a ser aplicadas no mesmo dia. A estrutura deve ser avaliada, mas há possibilidade de troca de horário”, comenta.

Para o diretor, a Coperves conseguiu trabalhar com o novo sistema de cotas “sem trauma”. Dos 26 mil candidatos que tiveram direito à reopção por cota, 6 mil fizeram. As informações sobre o vestibular em dezembro têm sido aprovadas pelos operadores das provas. Arami admitiu ainda, que, por seu desejo, a prova continuará na primeira dezena de dezembro, mas esta ação ainda será discutida por todos os órgãos envolvidos e, adiantou que, no próximo vestibular, o número de questões do Processo Seriado 1 (PS1) será maior, para que, daqui a três anos, o processo seriado e único coincidam quanto ao número de questões.

Agora, inicia o trabalho pós-vestibular, ou seja, a correção de quase 15 mil redações. O listão com o resultado está previsto para ser divulgado até o final do ano.

Fotos: Luciele Oliveira – Acadêmica de Jornalismo, e Tainan Pauli – Acadêmico de Ciências Sociais.

Repórter: Andréa Ortis – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.