Vice-reitor da Universidade de Santiago de Compostela visita a UFSM visando parceria

O vice-reitor de Relações Exteriores da Universidade de Santiago de Compostela, Victor Millet Schroder, esteve na UFSM na manhã desta sexta-feira (15) para debater uma parceria que visa a estreitar as relações da Instituição com a universidade espanhola. Na reunião, juntamente com o vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert, e a assessora da Secretaria de Apoio Internacional (SAI), Liliane Dellamea, foram discutidos os termos para a assinatura de um acordo bilateral de cooperação técnica, o que facilitaria o intercâmbio entre alunos das duas universidades.

Atualmente, a Universidade de Santiago de Compostela recebe quase dois mil estudantes de outros países por ano, que integram um grupo de 30 mil alunos da universidade por ano, entre graduação, mestrado e doutorado. Destes, cerca de 200 são brasileiros. A maior parte, segundo Schroder, vem do programa Ciências sem Fronteiras, do CNPQ. No entanto, ele faz uma ressalva quanto à seleção desses estudantes. O CNPQ exige proeficiência em língua espanhola do Instituto Cervantes, que aplica provas apenas em cidades mais distantes, como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba:

– Pra quem já está nos grandes centros, é mais fácil, mas para o interior, é mais complicado. Nós não exigimos, mas a exigência vem mesmo do CNPQ – explica Schroder.

O vice-reitor de Relações Exteriores também frisou a importância do acordo para integração com o Brasil, já que a Universidade de Santiago de Compostela possui acordo com 59 universidades brasileiras, e falou também da adequação necessária para integrar estudantes de outras nacionalidades:

– Internacionalização não é só mobilidade, é um processo de reestruturação interna e administrativa – afirmou.

A assessora da SAI, Liliane Dellamea, também ressaltou a importância da parceria para a UFSM.  De acordo com ela, o primeiro contato foi feito pela Universidade de Santiago de Compostela e, após isso, as duas universidades começaram a buscar os ajustes e acertos necessários para firmar a parceria. No mês de abril, professores da Universidade de Santiago de Compostela devem visitar a UFSM para acompanhar o andamento da parceria. Victor Schroder deve viajar na semana que vem para Minas Gerais, onde visitará as Universidades de Viçosa, Lavras e Belo Horizonte.

Fotos: Luciele Oliveira – Acadêmica de Jornalismo.

Repórter: Nicholas Lyra – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.