Núcleo de Acessibilidade seleciona bolsista para atendimento domiciliar
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O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está precisando de um bolsista para trabalhar no atendimento de um aluno que está em estudos domiciliares. O bolsista deve ser vinculado ao curso de Terapia Ocupacional ou à Educação Especial e deve fazer o acompanhamento, do ponto de vista educacional, observando as necessidades especiais deste aluno. Os acadêmicos interessados podem procurar a coordenadora do Núcleo, professora Nara Vieira, no prédio 67 , sala 1116, ou entrar em contato através do telefone (55) 3220 9622 ou e-mail núcleodeacessibilidade@ufsm.br .
O que é o Núcleo de Acessibilidade?
O Núcleo de Acessibilidade foi criado, em 2007, com o objetivo de atender e acompanhar os alunos com necessidades educacionais especiais no espaço acadêmico e trabalha com dois projetos: o atendimento aos alunos com deficiência e a verificação dos alunos com altas habilidades. O Núcleo conta com a coordenação da professora Nara Vieira do curso de Educação Especial, dois técnico-administrativos em Educação (TAE), Fabiane Vanessa Breitenbach e Andrea Severo, além das estagiárias do sexto semestre do curso de Educação Especial Noturno, Taís Marimon Barbieri e Andressa da Silva Bobsim. Segundo a coordenadora, um dos projetos do Núcleo é conseguir atender, além dos alunos, também os servidores com necessidades especiais da universidade, o que não é possível, atualmente, pois o número de pessoas que atuam no Núcleo ainda é pequeno.
Como chegar aos alunos que necessitam dos serviços do Núcleo?
Segundo a professora Nara, existem dois caminhos para se chegar aos alunos que possuem alguma necessidade especial. Um deles é através do coordenador ou professor do curso, que entra em contato com o Núcleo e informa a existência de algum aluno com necessidades especiais ou maior dificuldade com o conteúdo. Outro é através do contato feito pelos próprios alunos alegando alguma dificuldade. “Nós temos relacionados todos os alunos que entram na UFSM pela ação afirmativa B, mas a gente aguarda, sempre, que a coordenação do curso ou o próprio aluno venha nos procurar, a gente não se antecede a ele”, conta Nara.
Após o contato do professor ou do próprio acadêmico, o Núcleo estuda a situação e a partir da verificação das necessidades são tomadas as medidas adequadas para a solução do problema ou melhoria da condição do aluno. Uma delas pode ser relacionada à questão das tecnologias assistidas: “a gente empresta um gravador, um computador, um ampliador eletrônico, enfim, algumas tecnologias que vão auxiliar esse aluno na sua aprendizagem", afirma a professora Nara. No caso de outras dificuldades, é feita uma avaliação de aprendizagem do aluno e tendo por base os resultados, o Núcleo junto à coordenação do curso trabalha para ver de que forma é possível fazer adequações curriculares para auxiliar o estudante. Por exemplo, suprimir algumas disciplinas e substituir por outras, sugerir que o aluno faça menos disciplinas no semestre, sugerir ao professor uma avaliação diferenciada especificamente para o aluno.
Por uma universidade cada vez mais acessível
Em relação a questões arquitetônicas e físicas, a UFSM não se encontra totalmente preparada para receber e dar boas condições a alunos que necessitem de uma atenção especial, “um aluno cego ou cadeirante tem bastante dificuldade de andar pelo campus, e não são só eles, quem não usa um carro e caminha pelo campus também tem dificuldade por que é muito buraco, muita obra”, afirma a coordenadora do Núcleo. Os prédios mais antigos da UFSM também não são acessíveis, nem todos possuem elevadores ou rampas. O Núcleo tem solicitado a coordenação dos cursos para que se organizem e os alunos com dificuldades de locomoção possam ser atendidos nas salas do térreo, mesmo assim existem alguns laboratórios, por exemplo, que estão instalados no segundo ou terceiro andar.
Ainda assim a coordenadora é otimista em dizer que há uma sensibilização da UFSM para que as adequações sejam feitas e isso implica em muitos recursos financeiros: “Toda vez que a gente faz alguma denúncia, a Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) toma alguma medida para adequar. Há um interesse mas o que falta realmente é a fiscalização, cabe a nós servidores e aos alunos sempre que a gente ver alguma irregularidade, qualquer que seja, fazer a denúncia, informar para que as medidas sejam tomadas”, assegura Nara.
Principais necessidades
Além das questões arquitetônicas, também existem adequações ao material didático dos alunos. Na hora da prova, por exemplo, é preciso fazer adaptações às necessidades do aluno. Pequenos cuidados, como filmes dublados ou legendados, fazem a diferença pra quem não enxerga ou não escuta e é de grande ajuda para a adaptação ao espaço acadêmico.
Mesmo com a colaboração de grande parte dos professores, infelizmente, nem todos contribuem para que a universidade ofereça condições adequadas para todos os alunos. “Alguns professores se sensibilizam e adaptam o material, nos buscam procurando mais orientações e alguns ignoram completamente, dizem que o aluno está aqui dentro e ele tem que se virar”, lamenta a professora coordenadora do Núcleo. Segundo a professora Nara, o Núcleo não pode obrigar os professores a se adaptar às necessidades dos estudantes, porém está trabalhando de que forma essas adequações podem ser incluídas, oficialmente, nas propostas pedagógicas dos cursos. A ideia é de que se faça uma resolução interna e que, então, o Núcleo tenha força de obrigar os professores e cursos a fazerem as adaptações. O Núcleo de Acessibilidade está encarregado de fazer uma minuta e discutir com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).
Os estudantes podem entrar em contato com o Núcleo de todas as formas, indo até o local, por telefone, por e-mail, e “por sinal de fumaça”, brinca a professora Nara. Está aberto para atendimento e visitas de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, no campus da UFSM, prédio 67, sala 1116, telefone (55) 3220-9622 e e-mail nucleodeacessibilidade@ufsm.br. O Núcleo também possui o Blog acessibilidadeufsm.blogspot.com.br .
O Núcleo de Acessibilidade está vinculado ao gabinete do reitor desde 1° de abril deste ano, o que facilita muito as coisas segundo o que conta a coordenadora Nara, pois o contato é direto com todas as pró-reitorias.
Fotos: Estéfany Della Flora – Acadêmica de Publicidade e Propaganda.
Repórter: Franciele Varaschini – Acadêmica de Jornalismo.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.