UFSM realizou solenidade cívica da Semana da Pátria

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou sua solenidade cívica na tarde desta segunda-feira (2), no Espaço Multiuso, ao lado do prédio da Reitoria. O ato integrou a programação oficial da Semana da Pátria 2013 do município e contou com a presença da Banda da Base Aérea de Santa Maria, que executou o hino nacional e o hino da Independência.

Na alocução à Pátria, o pró-reitor de Graduação da UFSM, Orlando Fonseca, fez uma reflexão a partir do tema da programação da Semana da Pátria 2013, “União, civismo e ética: caminhos para um país melhor”. Ele destacou a importância da união, do civismo e da ética, temas que “pavimentam o caminho” para uma nação próspera.

Na sequência, o reitor, Felipe Müller, afirmou que a Semana da Pátria é propícia para a reflexão. “Sempre é muito importante este momento para reconhecermos a Pátria em que vivemos”, disse. O reitor destacou a importância da educação e de valores como a união e o civismo. Citou ainda o acordo de colaboração mútua firmado na última sexta-feira, 30 de agosto, entre a UFSM e o Exército Brasileiro, que deve contribuir para a soberania nacional.

Participaram da solenidade o general de Divisão Geraldo Miotto, comandante da 3ª Divisão de Exército; o general de Brigada Gláucio Alves, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada; e o vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert. Também estiveram presentes representantes da Base Aérea, do Colégio Militar, dos Escoteiros, alunos e professores do Colégio Técnico Industrial (CTISM), da Escola Municipal Santa Helena, pró-reitores, diretores de centros, professores, alunos e servidores da UFSM.

As comemorações da Semana da Pátria em Santa Maria prosseguem até sábado, 7 de setembro, quando haverá, às 8h, desfile cívico na Avenida Nossa Senhora Medianeira, e às 16h30min, a Hora da Pátria, na Praça Saldanha Marinho.

Fotos: Luciele Oliveira – Acadêmica de Jornalismo; e Estéfany Della Flora – Acadêmica de Publicidade e Propaganda.

Repórter: Ricardo Bonfanti.