UFSM inicia atividades referentes ao Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, o arco da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) terá uma iluminação especial. Ele terá uma tonalidade rosa, em referência às atividades do Outubro Rosa. A iluminação teve início na terça-feira (1º), em um ato, às 19h30min. O Outubro Rosa é uma campanha que, durante todo o mês de outubro, busca alertar as pessoas sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento iniciou na década de 1990, nos Estados Unidos, e se espalhou por vários locais do mundo.

A farmacêutica do HUSM, Patrícia Cardoso, foi uma das principais responsáveis pela divulgação das atividades referentes ao Outubro Rosa na UFSM. Patrícia já enfrentou o câncer de mama, venceu a doença e, por isso, sabe da importância de alertar a população para o diagnóstico precoce, para que mais mulheres tenham a mesma chance que ela teve. A campanha iniciou com a venda de camisetas para pessoas da farmácia em que Patrícia trabalha, a Farmácia Ambulatorial de Quimioterapia do HUSM, e se espalhou por todo o campus:

– Começaram com trinta camisetas, as trinta viraram sessenta, que viraram cem. Hoje são 170 e mais uma fila de espera – conta Patrícia, emocionada.

A ação, que aconteceu ontem reuniu cerca de cinquenta pessoas que formaram uma corrente em baixo do arco, pararam o trânsito por alguns minutos e iniciaram uma salva de palmas. Além disso, foram distribuídos laços rosa a todos que passavam pelo local.

Além da atividade de ontem, serão distribuídos panfletos na praça Saldanha Marinho, no final do mês. E hoje, a partir das 16h, Patrícia participará do programa “Na Boca do Monte”, na Rádio Universidade, para falar sobre a campanha, a importância de diagnosticar cedo a doença e as atividades que estão sendo realizadas.

Fotos: Ítalo Padilha.

Repórter: Jonas Migotto – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.