Grupo de Modelagem Atmosférica da UFSM divulga resultado de estudo sobre áreas mais indicadas para construção de aeroporto

Foi divulgado, nesta terça-feira (29), o resultado do relatório final do mapa de probabilidade para ocorrência de nevoeiro realizado pelo Grupo de Modelagem Atmosférica da UFSM (Gruma). De acordo com os resultados apresentados, as condições são mais favoráveis para a construção de um novo aeroporto nos municípios vizinhos, como Itaara, São Martinho e Silveira Martins.

O resultado foi apresentado durante solenidade no prédio da Reitoria da Universidade, em que estiveram presentes o reitor Felipe Muller, o prefeito Cezar Shirmer, o comandante da Base Aérea de Santa Maria Davi Almeida e os integrantes do grupo, professores Vagner Anabor e Franciano S. Puhales. O comandante Davi Almeida deu início a solenidade, ressaltando o grande privilégio que a Base Aérea de Santa Maria teve em poder auxiliar no estudo realizado e também agradeceu o empenho da Universidade em realizar um estudo de grande importância para a cidade.

Logo após, o prefeito Cezar Shirmer explicou os principais motivos que fizeram com que a Prefeitura buscasse o auxílio da Universidade para que esse estudo fosse realizado. “Há algum tempo, estamos trabalhando para que Santa Maria tenha um transporte aéreo de qualidade e compatível com a cidade em relação à sua necessidade geográfica. Por isso, procuramos a Universidade para obtermos um auxílio para uma possível construção de um novo aeroporto na cidade.” Para finalizar, o prefeito agradeceu o empenho da UFSM e, principalmente, do Grupo de Modelagem Atmosférica.

Dando continuidade à solenidade, o reitor Felipe Muller ressaltou a importância do estudo e em como a Universidade pode contribuir para o crescimento de Santa Maria. “Após a procura da Prefeitura, decidimos financiar o grupo para que ele pudesse atingir níveis internacionais de pesquisa que talvez, sem a nossa ajuda não pudesse conseguir. Também gostaria de ressaltar que a universidade tem capacidade de criar espaços que possam contribuir para a formação de Santa Maria e esperamos que esse estudo possa propiciar um novo marco na cidade.”

Logo após, os integrantes do Gruma, Vagner Anabor e Franciano Puhales apresentaram o relatório final do estudo. Franciano explicou que os dados utilizados para que o estudo fosse realizado foram fornecidos pela Base Aérea de Santa Maria, e que permitiram a caracterização da frequência em que ocorre nevoeiro.

Vagner também explicou que foram utilizados dados de satélite armazenados no Gruma para o mapeamento das regiões críticas para a ocorrência do nevoeiro. A análise concentrou-se na região centro do Rio Grande do Sul, especialmente em Santa Maria e municípios vizinhos.

O resultado do estudo mostra qual a probabilidade de uma região ter nevoeiro, considerando que existem condições para sua ocorrência no estado. Vagner ressalta que as áreas mais elevadas na região centro do estado do Rio Grande do Sul, município de Santa Maria e adjacentes (Itaara, São Martinho e Silveira Martins), têm no mínimo 50% menos eventos de nevoeiro por ano. Para finalizar a apresentação, o professor concluiu que, após o estudo realizado e com base nos dados, o ideal para a construção de um novo aeroporto em Santa Maria seria nos municípios vizinhos citados anteriormente.

Fotos: Ítalo Padilha.

Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.