Os professores e alunos de Arquitetura e Urbanismo da UFSM esperam que em pouco tempo deixem de ocupar os fundos da Biblioteca Central, onde atualmente se encontram as instalações do curso, e passem a ocupar um prédio próprio no campus. Com a expectativa deste sonho prestes a tornar-se realidade, o curso vai lançar nesta quarta-feira (4), às 15h, a pedra fundamental de seu prédio, o qual será erguido em um terreno próximo ao Refeitório 2 do Restaurante Universitário, nos fundos do Centro de Tecnologia. Junto à pedra fundamental, será enterrada uma cápsula do tempo, para ser aberta somente quando o curso completar 50 anos de existência, no ano de 2042.
A cápsula do tempo vai conter objetos como uma descrição do espaço ocupado atualmente pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, jornais locais, bilhetes de alunos, o projeto arquitetônico do novo prédio, um registro da programação do aniversário de 20 anos do curso (celebrado em 2012) e uma foto de toda a comunidade do curso, tirada em setembro de 2013.
O projeto do prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo foi elaborado no período de maio de 2012 a agosto de 2013, compreendendo duas etapas. Na primeira, foram reunidas e analisadas as ideias apresentadas por alunos, colaboradores e professores do curso. O projeto resultante foi então submetido à avaliação da Pró-Reitoria de Infraestrutura, que ficou responsável por finalizá-lo, sob a coordenação do arquiteto André Oliveira de Moraes.
O lançamento da pedra fundamental, acompanhado pelo aterramento da cápsula do tempo, integra a programação que celebra os 20 anos do curso.