Reitoria apresenta Relatório de Gestão 2010-2013

As principais obras e ações desenvolvidas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na administração do reitor Felipe Müller e do vice-reitor Dalvan Reinert estão compiladas no Relatório de Gestão 2010 – 2013, que foi lançado na manhã desta quinta-feira (12), no Espaço Multiuso, no campus.

O relatório está disponível no Portal da UFSM, no menu Institucional, em Documentos Oficiais Diversos. Para acesso direto, CLIQUE AQUI.

Organizadora da publicação, a pró-reitora adjunta de Planejamento, Lúcia Madruga, destacou que o relatório, ao apresentar as principais atividades desenvolvidas nos últimos quatro anos, não apenas evidencia o crescimento da Instituição nas áreas acadêmicas e administrativas, mas também demonstra a importância da atuação da UFSM, com compromisso social e cidadania.

Além de relatar detalhadamente os programas, obras e ações executados durante a gestão Felipe e Dalvan, o relatório ainda faz um resgate dos 53 anos de história da UFSM no que se refere à criação de cursos de graduação e pós-graduação. Também incorpora a gestão 2006 – 2009 para contextualizar o processo de expansão consolidado na atual administração.

A obra está dividida em sete capítulos, contemplando todas as áreas de atuação: “Contextualizando a gestão”; “Ampliando o desenvolvimento acadêmico no ensino, na pesquisa e na extensão”; “Administrando de ponta a ponta”; “O papel dos órgãos setoriais executivos e suplementares no desenvolvimento institucional”; “Impulsionando o acesso ao ensino superior”; “Ensino, pesquisa e extensão são marcas do hospital universitário”; e “A nova universidade”.

Em uma entrevista introdutória, reitor e vice fazem uma reflexão sobre o período da gestão, relatam as principais realizações e resultados obtidos e abordam os principais desafios enfrentados para implementar melhorias na qualidade do ensino, pesquisa e extensão e, ao mesmo tempo, aprimorar o desenvolvimento administrativo. “Este relatório foi construído com a participação de diversas pessoas, que colocaram sua dedicação e compromisso”, destacou Lúcia.

Emocionados, reitor e vice destacaram avanços

A solenidade, que reuniu pró-reitores, diretores de centros, coordenadores, docentes, técnico-administrativos, alunos e convidados, foi marcada pela emoção. O vice-reitor, Dalvan Reinert, afirmou que o relatório entregue à comunidade atesta os avanços significativos obtidos durante a gestão. Segundo ele, as conquistas são resultado do trabalho de todos, tendo à frente uma qualificada equipe diretiva. “Não é por acaso que somos o terceiro maior exportador de cérebros”, disse.

Dalvan se disse honrado por ter representado uma Instituição que é patrimônio nacional e que oferece mais de 250 oportunidades de cursos, do ensino médio ao doutorado. “Depois de 32 anos na docência, tive o prazer de acompanhar, de dar minha contribuição. Muito obrigado a todos que fizeram os últimos quatro anos da UFSM”, ressaltou.

Tanto o reitor quanto o vice fizeram referência a avanços como a criação de novos cursos, a ampliação dos serviços de atenção ao estudante, a adesão a programas de acesso ao ensino, pesquisa e extensão, a expansão acadêmica de novas unidades universitárias e a mobilidade acadêmica internacional. Também foram citadas melhorias na área administrativa, a exemplo da implementação de programas para a valorização das pessoas, investimento na infraestrutura física, fortalecimento do planejamento, entre outras.

Em seu pronunciamento, Felipe fez um comparativo entre 2005, um ano antes de assumir como vice-reitor na gestão de Clóvis Lima, e hoje. “Em 2005 havia o campus de Santa Maria e o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, 22 programas de pós-graduação e 12 mil alunos. Hoje temos cinco campi (contabilizando o de Cachoeira do Sul), 49 programas de pós e quase 30 mil alunos”, comparou, ressaltando que tudo que se fez foi com qualidade, tanto nas obras quanto no ensino, atestada por indicadores e rankings. “Isso tudo não se faz sozinho, só com vontade e projetos, mas com trabalho”, acrescentou, agradecendo a toda a equipe.

O reitor fez uma retrospectiva da atual gestão, lembrou de momentos de crise como a Operação Rodin e a tragédia da Kiss, e ressaltou que tudo o que se fez teve a aprovação dos conselhos superiores da Universidade, inclusive o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que passou de forma unânime pelo Conselho Universitário.

Ele afirmou que o relatório é para prestar contas de tudo o que se fez durante a gestão, mas também é motivo de orgulho. “Isto é para que possamos nos orgulhar de entregar uma Universidade muito maior e melhor. A sensação é de dever cumprido”, afirmou.

Compuseram a mesa oficial da solenidade, além do reitor e vice, os pró-reitores de Administração, André Kieling Ries; de Assuntos Estudantis, Ubiratan Tupinambá da Costa; de Extensão, João Rodolpho Flôres; de Graduação, Orlando Fonseca; de Planejamento, Charles Prade; de Gestão de Pessoas, Vânia Estivalete; de Infraestrutura, Valmir Brondani; e o pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Carlos Alberto Ceretta.

Fotos: Ítalo Padilha.

Matéria elaborada pela Assessoria de Imprensa – UFSM.