Projeto da UFSM lança coletânea de textos escritos por alunos de escolas públicas

Lançada na última sexta-feira (20), Contos e Recontos: de Leitores a Escritores é o título de uma coletânea de textos escritos por 15 alunos de escolas públicas de Santa Maria. A sessão de lançamento, realizada na Escola Estadual de Educação Básica Margarida Lopes, marca o encerramento da 3ª edição do projeto Ateliê de Textos, o qual é coordenado pela professora Cristiane Fuzer, do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM.

O Ateliê de Textos é um projeto de ensino e extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, contando com o apoio do Programa de Licenciaturas (Prolicen) e do Fundo de Extensão Universitária (Fiex). Este projeto foi o vencedor neste ano do Prêmio RBS de Educação, na categoria projeto comunitário.

As atividades oferecidas pelo ateliê consistem em oficinas de textos ministradas a alunos do ensino fundamental, os quais reinventam contos fantásticos a partir de clássicos da literatura infanto-juvenil. Após um processo de reescrita, estes textos são publicados em uma coletânea.

Durante a solenidade de lançamento, o público assistiu ao pronunciamento de professores, dos alunos-autores e de integrantes do projeto. Logo após, ocorreu uma sessão de autógrafos e um coquetel de confraternização com os pais e amigos dos autores e com a comunidade escolar.

Representando as escolas parceiras do projeto, estiveram presentes no lançamento os seguintes professores: Jorge Luiz Fernandes, Valmir Beltrame e Arlete Golfeto, da Escola Margarida Lopes; Lucia Pauli Kist, da Escola Estadual de 1° Grau Prof. Celina de Moraes. Também prestigiou o evento a professora de Letras da UFSM Sara Regina Scotta Cabral.

A sessão de lançamento foi organizada pela equipe do Ateliê de Textos, constituída pelas acadêmicas de Letras Letícia Oliveira de Lima, Angela Maria Rossi, Sabrine Weber, Carla Gerhardt, Rochele Perosa e Suélen Martins. Elas contaram com o apoio das professoras Denise Tortelli, da Escola Margarida Lopes, e Naidia Müller, da Escola Celina de Moraes.