Participantes da Operação Portal da Amazônia do Projeto Rondon, estudantes da UFSM realizam atividades no município de Senador La Rocque, região oeste do Maranhão. O grupo, liderado pelos professores Fernando Lock e Ubiratan Tupinambá Costa, objetiva a capacitação de multiplicadores nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia e produção.
A equipe foi recebida pelo prefeito do município, Francisco Nunes da Silva, secretários, vereadores e professores. Francisco exaltou o trabalho do Projeto Rondon, que está em operação na cidade pela segunda vez, e ressaltou a importância da presença dos rondonistas para a comunidade. Na primeira semana de atividades, o grupo visitou áreas rurais do município e aplicou oficinas de Reciclagem, Saneamento Básico, Como aumentar a produção de Gado de Corte e Leite, Boas Práticas de Fabricação, Custos e Formação de Preços e Práticas de Associativismo e Cooperativismo.
Além do convívio com a comunidade, os universitários já puderam vivenciar a cultura regional e as tradições locais. Juntamente com o grupo de Santa Maria estão estudantes da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), que realizam trabalhos nas áreas de cultura, educação, saúde e direitos humanos.
O Projeto Rondon foi criado em 1967 e extinto em 1989, sendo relançado pelo governo federal no ano de 2005. O projeto tem a missão de levar o estudante universitário a realizar ações que contribuam para o desenvolvimento local sustentável, fortaleçam a cidadania e colaborem com o bem estar da população. A Operação Portal da Amazônia está sendo realizada em 15 municípios do Maranhão e em dois do Tocantins.
Na próxima semana, os rondonistas santa-marienses irão trabalhar na sede do município, com oficinas como Campanhas de Valorização da Cidade, Rádios Comunitárias, Informática, Horta Comunitária e Orçamento Familiar, além da construção de uma casa ecológica, na praça, feita com barro, areia e cimento. A equipe retorna para Santa Maria dia 10 de fevereiro.