Na noite do último sábado (15), a equipe representante da UFSM sagrou-se campeã nacional da Jessup International Law Moot Court Competition, a maior competição internacional de Direito do mundo. Nesta 55ª edição, o evento reúne participantes de cerca de 550 faculdades de mais de 80 países. As rodadas nacionais foram realizadas em Salvador (BA). Com a conquista, a equipe da UFSM, formada pelos estudantes Geanluca Lorenzon (do 9º semestre de Direito diurno) e Pedro Sassi (do 3º semestre de Direito diurno), representará o Brasil nas rodadas internacionais da competição, que ocorrerão em Washington, DC (EUA), nas primeiras semanas de abril.
Geanluca relata que a competição exigiu muita dedicação. A preparação começou em setembro do ano passado. “Não tivemos férias nem descanso entre Natal e Ano Novo. Como a competição é toda em inglês, tivemos que treiná-lo diariamente. Nas últimas três semanas, simulamos as rodadas diariamente”, diz.
A história da UFSM na competição iniciou-se em 2011/2012, quando o time formado pelos alunos Maria Fernanda Rosso, Juliana Graffunder Barbosa e Geanluca Lorenzon participou das rodadas nacionais em Porto Alegre. Alguns meses depois, foi criado o Clube de Direito Internacional da UFSM, para possibilitar a estruturação de uma equipe que pudesse se dedicar a obter o título nacional.
Agora, Geanluca e Pedro se preparam para as rodadas internacionais. “Teremos que nos desdobrar para encontrar formas de arcar com todos os custos, que são por nossa conta”, afirma Geanluca.
Mais informações sobre a conquista dos acadêmicos da UFSM podem ser conferidas em http://theclubofufsm.wordpress.com.