Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Editora UFSM disponibiliza novos livros



A Editora UFSM está disponibilizando novas obras. O livro Uma Gota Amarga: Itinerários da Nacionalização do Ensino no Brasil, organizado por Claudemir de Quadros, trata da história da escola no Brasil e aborda, em especial, o tema nacionalização do ensino. Claudemir é licenciado em História, com  mestrado e doutorado em Educação pela UFRGS e atualmente é professor da UFSM.

Para o desenvolvimento da obra, os autores fizeram uso de ferramentas teórico-metodológicas variadas. A busca foi interdisciplinar entre história, antropologia e áreas afins. Trabalharam com a união de documentos e depoimentos de sujeitos diretamente envolvidos no processo histórico em questão. Uma gota amarga aborda como os imigrantes que vieram de países de língua alemã, italiana, polonesa e japonesa foram alcançados e atravessados pelo poder.

Outro novo título à venda pela Editora e Livraria UFSM é da área da psicologia evolutiva: A Mente e suas Adaptações: uma Perspectiva Evolucionista sobre a Personalidade, a Emoção e a Psicopatologia. Organizado por Silvio José Lemos Vasconcellos e Nelson Hauck Filho, o livro compõe-se de 272 páginas e divide-se em nove capítulos, nos quais os autores procuram mostrar que a natureza e a educação podem agora ser conjuntamente consideradas naquilo que se poderia chamar de “a mais nova ciência da mente”.

O objetivo central da obra é considerar as pressões seletivas que operam sobre a mente humana, refinando hipóteses, revisando achados e fomentando ainda o interesse de novos pesquisadores nesse campo: “Se os milhares e milhares de anos que constituem a história dos hominídeos pudessem ser reunidos em um minuto apenas, o tempo a partir do qual nossos ancestrais abandonaram as práticas de coleta e caça revelar-se-ia infimamente superior a meio segundo. É, assim, pouco provável que esse extenso passado não tenha deixado suas marcas na mente humana”.

Silvio José Lemos Vasconcellos é psicólogo pela Unisinos, com mestrado em Ciências Criminais pela PUC-RS e doutor em Psicologia pela UFRGS. Já Nelson Hauck Filho é psicólogo pela UFSM, com mestrado e doutorado em Psicologia pela UFRGS.

Outra nova obra disponibilizada recentemente é O Eremita das Américas, de autoria de Alexandre Karsburg. O livro é o resultado de uma extensa e cuidadosa investigação sobre as andanças de Giovanni Maria de Agostini, conhecido no Sul do Brasil como “monge” João Maria ou “São” João Maria, que entrou para a história por ter seu nome ligado a supostas curas, atribuídas a uma fonte de água que o povo acreditava “milagrosa”, na região do Campestre, em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. Devido a isso, o eremita ficou com a fama de “monge das águas santas”. Apesar de se centrar na trajetória de uma pessoa, este livro revela importantes aspectos do Império brasileiro, as relações problemáticas entre a Igreja e o Estado, o comportamento das populações rurais com pregadores religiosos itinerantes, as condições de deslocamento entre as províncias e os conflitos fronteiriços com países vizinhos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-13680

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes