Na tarde e noite de sábado (8), em Santa Maria, centenas de pessoas foram atraídas ao parque da Medianeira em busca das diversas atividades culturais, entretenimento, prestação de serviços e informações proporcionadas pelo Dia do Acolhimento. Promovido em conjunto por 44 empresas e instituições, o evento visava a recepcionar os novos moradores de Santa Maria, entre os quais se destacam calouros da UFSM, cujas aulas começaram na última quinta-feira (6).
O estande da universidade foi um dos mais procurados pelo público, que teve a oportunidade de conhecer e conversar face a face com as principais autoridades da UFSM. Entre os dirigentes da instituição presentes no evento, estavam o reitor Paulo Burmann, o vice-reitor Paulo Bayard e vários pró-reitores.
As principais atrações do estande tinham relação com o meio ambiente. Tiveram grande procura as mudas de árvores distribuídas por representantes do Colégio Politécnico, as quais se esgotaram pouco depois da abertura do parque da Medianeira.
A atração mais vistosa do estande da universidade eram as 10 placas fotovoltaicas instaladas pela empresa Sonnen Energia, sediada na Incubadora Tecnológica de Santa Maria. Com capacidade conjunta de 2,35 quilowatts, os painéis solares garantiram parte da energia consumida durante o evento. Membros da empresa explicavam aos interessados como a tecnologia funciona e os benefícios que ela proporciona, pois além de se tratar de uma energia ecologicamente correta, ainda proporciona economia de gastos.
Também mostraram seu trabalho no estande representantes do Laboratório de Mediações Sociais e Culturais (Labmesc), projeto ligado ao Centro de Ciências Rurais (CCR). O laboratório realiza ações educacionais com assentados e pequenos agricultores. Os integrantes do Labmesc exibiram na ocasião alguns dos vídeos produzidos pela equipe e também proporcionou ao público, por meio de um programa de computador, uma viagem virtual a um dos prédios do CCR.
Os interessados ainda tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre assistência estudantil, com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, e a respeito do ensino a distância no âmbito da UFSM, com o Núcleo de Tecnologia Educacional. Outro projeto presente no estande foi a Turma do Ique, que atende crianças que fazem tratamento contra o câncer no Hospital Universitário de Santa Maria.
Conteúdo