Para manter a segurança, melhorar a acessibilidade e transmitir uma série de informações necessárias, a sinalização exerce um papel muito importante para a sociedade. Pensando nisso, alunos dos cursos de Desenho Industrial (habilitações Programação Visual e Projeto de Produto) elaboraram um projeto de revitalização das sinalizações da UFSM, no campus de Santa Maria.
O projeto surgiu no segundo semestre de 2012, dentro da disciplina de Sinalização, orientada pelo professor Marcos Brod Jr., que foi quem propôs a aplicação do que era aprendido em sala de aula nos sistemas de sinalização da UFSM.
De acordo com uma das integrantes do grupo envolvido no projeto de revitalização, a aluna Jéssica Brito, um dos maiores problemas encontrados pela equipe foi a falta de coerência nas informações fornecidas nas placas. Entre as principais carências encontradas, estão a sinalização de prédios e salas de aula, e ainda placas que ajudem o público a se deslocar até o seu destino no campus.
“Os problemas da universidade no que diz respeito à sinalização eram muito claros, o que diante da disciplina se apresentava como uma ótima oportunidade de exercitar os conhecimentos adquiridos numa situação prática real e contribuir com melhorias para a instituição.”
O projeto ainda está em fase de finalização. O período de produção e instalação está previsto para o final de 2014 e o início de 2015. A partir de então, a revitalização dependerá do processo de contratação de fornecedores.
Em relação à importância de uma boa sinalização, Jéssica afirma que, para um ambiente como o da universidade, em que pessoas circulam todos os dias, a função de uma sinalização se torna ainda mais imprescindível. “Compreendemos que, para a UFSM, uma instituição difusora de conhecimento, desenvolvimento social, tecnológico, científico e econômico, prover informação de qualidade aos seus usuários é uma obrigação, uma forma de respeito à autonomia e à segurança. É correspondência com seu papel na sociedade, e a sinalização é uma das formas de manifestá-la.”