O presidente da Coperves, Edgar Cesar Durante, o diretor e o vice-diretor do campus de Cachoeira do Sul da UFSM, professores José Mario Soares e Hilton Gründling, concederam entrevista coletiva sobre as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na manhã desta segunda-feira (2). Além do ingresso, os professores esclareceram dúvidas sobre o início das atividades da UFSM em Cachoeira do Sul. A coletiva foi transmitida ao vivo pela Rádio Universidade 800 AM.
Nesta primeira seleção, a UFSM oferece 190 vagas distribuídas em cinco cursos presenciais de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola, Engenharia de Transporte e Logística. Um total de 34% das vagas é destinado às Ações Afirmativas, que contemplam cotas sociais e étnicas, além de estudantes com necessidade educacional especial.
O interessado terá até as 23h59min (Horário Oficial de Brasília) de quarta-feira (4) para realizar sua inscrição, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico do Sisu. No entanto, somente poderá se inscrever no processo seletivo do SiSU/segunda edição de 2014 o estudante que tenha participado da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de Redação (conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002). O vice-diretor do Campus Cachoeira, Hilton Gründling, lembra que os candidatos precisam ter feito pelo menos 100 pontos no Enem. Quem não tiver acesso à internet pode procurar o campus Cachoeira do Sul, ou qualquer sede dos campi que compõem a UFSM (Santa Maria, Udessm -Silveira Martins, Cesnors – Palmeira das Missões e Frederico Westphalen)
O diferencial é que o estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até 2 (duas) opções de vaga, duplicando sua chance de ingresso no Ensino Superior. Não haverá cobrança de taxa de inscrição dos estudantes às vagas ofertadas pelo SiSU.
A primeira listagem dos classificados será divulgada já na próxima sexta-feira (6), e a segunda chamada dia 24 de junho. O candidato poderá consultar o resultado das chamadas na página do Sisu na internet, no endereço eletrônico e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição.
As matrículas estão agendadas para os dias 9, 10, 11 e 13 de junho, e para aqueles selecionados em segunda chamada dias 27, 30 de junho, 1º e 2 de julho.
O objetivo da instituição, segundo o vice-reitor, Paulo Bayard, é criar um polo em tecnologia que seja referência dentro e fora do país. “Existe déficit grande de engenheiros no Brasil. Para a escolha dos cursos que seriam implantados, foram feitos levantamentos de mercado”, explica Bayard.
Os cinco cursos funcionarão provisoriamente, a partir de 11 de agosto, na antiga sede do Colégio Imaculada Conceição, conhecido como Colégio Totem, na Avenida Presidente Vargas, 1958. A sede definitiva, como afirma o diretor do campus Cachoeira, José Mario Soares, deve ser inaugurada em até dois anos.
“Embora seja nacional, as estatísticas mostram que de 80% a 90% dos selecionados no SISU são da própria região”, comenta o diretor do campus Cachoeira.
O prefeito de Cachoeira, Neiron Viegas, acompanhou a coletiva e, ao final, expressou a expectativa do município. “A comunidade cachoeirense está ansiosa, inclusive pelo início das obras”.
Tire suas dúvidas
Inscrições para SISU
Período: desta segunda-feira (2) até as 23h59 de quarta-feira (4)
Local: portal do SISU
Requisito: desempenho no Enem 2013 igual ou superior a 100 pontos. Redação não pode ter sido zerada
Resultado da primeira chamada: 6 de junho
Confirmação de vaga
Período: 9 a 13 de junho
Local: UFSM
Documentação: disponível no site da Coperves
Cursos em Cachoeira do Sul
Arquitetura e Urbanismo (noturno)
Engenharia Elétrica (integral)
Engenharia Mecânica (integral)
Engenharia Agrícola (integral)
Engenharia de Transporte e Logística (noturno)
Cotas
34% das vagas são destinadas para alunos cotistas
Assistência Estudantil
Os alunos de Cachoeira do Sul serão beneficiados pelas mesmas ações que os de Santa Maria e das demais unidades, como moradia estudantil, restaurante universitário e programas de bolsas.
Sede definitiva
O campus Cachoeira do Sul está sendo construído em uma área de 84 hectares – parte já pertencia à União e o restante foi doada pelo município. Inicialmente serão erguidos quatro prédios. A previsão é que, em até dois anos, as atividades ocorram na sede definitiva.
Quadro de pessoal
O Campus Cachoeira está com seus professores e técnico-administrativos contratados, nomeados ou em fase final de seleção.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Maurício Dias