UFSM e Instituto Politécnico do Porto realizam 1º Concurso de Ideias Luso-Brasileiro

Até a próxima segunda-feira (30), estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Ideias Luso-Brasileiro. Segundo o regulamento do programa, podem participar estudantes de instituições públicas e privadas, regularmente matriculados em cursos técnicos, cursos de graduação e de pós-graduação; diplomados a partir de 01/01/2012 por instituições de ensino superior público e privado, em cursos de graduação e pós-graduação; e também empresários. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.ufsm.br/concursoideias.

Segundo a Diretora Presidente do Santa Maria Tecnoparque, Nilza Zampieri, o principal objetivo do concurso é fomentar uma mudança de atitudes nos participantes induzindo-os a incorporar, nas suas atividades regulares, o desenvolvimento e a aplicação de métodos para a valorização do conhecimento gerado nas universidades:

– Esta é uma oportunidade excepcional de promover o empreendedorismo, que é uma das grandes vocações do nosso município. Participar deste concurso amplia horizontes e nos possibilita estar aqui, mas com os olhos no mundo ao mesmo tempo.

Além disso, o concurso também visa a constituição de novas empresas de caráter inovador com potencial de crescimento e apoiar ações e projetos de caráter inovador e sustentável, aliando o interesse ecológico, cultural, social e econômico.

Das ideias: produtos e/ou serviços inovadores

Para concorrer, a equipe – que pode ter até 6 integrantes, deve cumprir alguns requisitos básicos na inscrição de ideia de produto ou serviço inovador, além de apresentar um Plano de Negócios, que será analisado pela Comissão de Avaliação. O Plano deve trazer dados, como:

• Qual é a ideia de negócio
  • Onde a ideia é inovadora
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão seus principais clientes e sua localização
  • Quem são seus principais concorrentes e onde estão localizados
  • Quais são as principais parcerias
  • Qual o modelo de negócio usado
  • Dados dos participantes da equipe
  • Fontes de recursos

Dos projetos inscritos, 20 serão pré-selecionados para a participação de oficinas de empreendedorismo e, por fim, 2 serão escolhidos para participarem do Poliempreende, no Instituto Politécnico do Porto. A divulgação dos pré-selecionados ocorre no dia 8 de julho e as oficinas acontecem entre 19 e 27 de julho. A apresentação das propostas para seleção das duas ideias se dará nos dias 22 e 24 de agosto. A viagem para o Poliempreende está programada para 18 e 19 de setembro de 2014. Mais informações no site www.ufsm.br/concursoideias.

Com informações da Assessoria de Comunicação da ADESM