Confinados para produzir jogos

Programadores e artistas com experiência em jogos digitais participaram da SM Game Jam

Queda sem braçoMad RoadRoad Boys são alguns jogos desenvolvidos na segunda edição do SM Game Jam. A atividade, realizada de forma concentrada em 48 horas, foi  organizada pela Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM) e reuniu 16 pessoas, entre alunos e ex-alunos dos cursos Ciências da Computação e Desenho Industrial. Além dos desenvolvedores que estiveram entre 1° e 3 de agosto no auditório da ITSM, houve participações online de Santa Maria, Porto Alegre, Brasília e da cidade canadense de Charlottetown.

Conforme a organização do SM Game Jam, antes do evento, os participantes sugerem temas para o desenvolvimento de jogos digitais. Depois são sorteados os temas, que podem ser utilizados por uma equipe de trabalho ou combinados com outras ideias. Para esta edição, os assuntos escolhidos foram Dragão, Cthulhu é o “good guy”, Mad Max bicicleta, Peão sem braço e Return of Custer`s Revenge.

Divididos em equipes de trabalho com quatro integrantes, entre programadores e artistas, os participantes desenvolveram, em geral, jogos simples.

O SM Game Jam tem como inspiração o Global Game Jam, evento que envolve desenvolvedores do mundo inteiro em sedes cadastrados, como universidades ou empresas e jogos.