Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Projetos de extensão ganham prêmios em festival nacional de cinema estudantil



Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, aconteceu o 2º Festival Nacional de Cinema Estudantil (CinEst), no auditório da Cesma e no Otelo Cineclube. O evento foi uma parceria da Associação Piazito Arte e Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e da UAB/NTE/UFSM, e contou com palestras, oficinas, mostras de curta-metragens, exibição do filme “Simone” e debate com o diretor Juan Zapata, a atriz Simone Telecchi e o Coletivo Voe, além da primeira exibição pública do filme em audiodescrição.

No evento a produção, Os Porongos da Linha Felin, do Projeto de Extensão Vídeo Entre-Linhas: Formação de Jovens Realizadores no Interior de Frederico Westphalen e Região, coordenado pela professora de Jornalismo do Cesnors-FW Janaina Gomes, ganhou os prêmios de “Melhor documentário” e “Temática Ambiental”. O projeto de extensão, criado em 2008 pela professora Cláudia Herte de Moraes, do Departamento de Ciências da Comunicação de Frederico Westphalen, busca capacitar jovens na linguagem audiovisual. Através do projeto, os jovens produzem, gravam e editam os documentários curta-metragens que retratam o local onde vivem. Na oportunidade, os ganhadores não puderam comparecer na premiação do 2º CinEst. Com isso, no dia 26 de novembro, o prêmio será entregue pela pró-reitora de Extensão, Teresinha Heck Weiller, pelo UAB/NTE/UFSM, pelo prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, e pela coordenadora do CinEst, Mariangela Cardoso, em Frederico Westphalen.

O Projeto de Extensão Alternativa também teve curtas premiados no 2º Festival Nacional de Cinema Estudantil. “Felicidade Clandestina”, realizado a partir da atividade do Alternativa sobre Cinema e Opressão no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), ressaltando a importância de se debater o tema da homofobia, recebeu os prêmios de “Trilha Sonora” e “Temática Social”.

CinEst é uma mostra de produções em curta metragem produzidas por alunos de escolas públicas e particulares do Brasil. Visando o incentivo à produção artística audiovisual no âmbito escolar e a troca de experiências entre alunos de diferentes partes do país e promovendo o intercâmbio cultural. Participaram do festival escolas públicas, municipais, estaduais, federais e particulares do ensino fundamental do 5º ao 9º ano e ensino médio do Brasil.

Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-17975

Publicações Recentes