Teve início na manhã desta quarta-feira (12) o 1º Fórum de Comunicação Pública da Região Sul, promovido pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM e pela Faculdade de Comunicação Social (Facos), com apoio do Gabinete do Reitor.
Na abertura, no Anfiteatro C, no prédio 18 do campus, a chefe da Coordenadoria de Comunicação Social, Graziela Braga, destacou que a comunicação pública ainda é um conceito em construção, sendo necessárias novas visões, novas opiniões, e este é o objetivo do evento. Ela ressaltou a relevância da informação para a construção da cidadania.
O reitor, Paulo Afonso Burmann, salientou a importância da comunicação em uma instituição com a estrutura da UFSM, onde cada espaço é de aprendizagem, de compartilhamento de informações. Ele considerou o evento um “momento histórico”, pois a intenção é construir um projeto de comunicação institucional para a universidade, sem personalizações, sem interesses pessoais. “Queremos e vamos trabalhar nesta direção”, afirmou Burmann.
A mesa de abertura também foi formada pela chefe do Departamento de Ciências da Comunicação, Sandra Rúbia da Silva.
O primeiro painelista da manhã foi o gerente executivo de Relações Institucionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), José Roberto Garcez. Ele explanou sobre questões como a luta por um marco regulatório na comunicação pública e conceitos de comunicação pública, que deve ser regulada pela sociedade. “A comunicação é vista como um serviço público e é fundamental para a consolidação do processo democrático”, destacou.
Na sequência, a relações-públicas do Senado Federal Marcia Yukiko abordou o tema “Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público”. Ela destacou tópicos como as diferentes perspectivas de comunicação pública e os estágios da comunicação no setor público, destacando que, entre os principais desafios, está facilitar o acesso da população.
Na tarde de quarta (12), a programação teve continuidade com oficinas e bate-papo com Wil Geraldo e Mauricio Kist sobre áudio e vídeo na comunicação pública.
Na quinta-feira (13), às 9h, o diretor jurídico da EBC, Luís Henrique Martins dos Anjos, vai falar sobre “Regulação da comunicação pública e sua articulação em rede, abordando financiamento, projetos e conceitos”. Em seguida, o ouvidor da EBC Tiago Nunes Severino vai falar sobre “Ouvidoria e comunicação pública”.
Participam do evento profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, bem como servidores públicos e imprensa em geral.


