Os estudantes da turma 358 do curso técnico em Eletromecânica/Proeja desenvolveram, durante o primeiro semestre de 2015, trabalhos de pesquisas sobre os movimentos sociais e políticos ocorridos, no Brasil, durante a República Velha. Na noite desta sexta-feira (17), esses trabalhos serão apresentados no 1º Café com História.
Tendo em vista que esse foi um período conturbado da experiência republicana do país, também conhecido como “República do Café com Leite”, o 1º Café com História se constitui, então, de um momento de socialização dos resultados dessas pesquisas feitas pelos alunos.
Dentre os movimento pesquisados, a Revolta Federalista, iniciada no ano de 1895 nos estados do RS, SC e PR, apresentada pelos estudantes Bruno de Oliveira, Clarisse Maciel Ceni, João Batista Motta, Odanir Rodrigues. O tenentismo, que ocorreu no Brasil entre as décadas de 1920 e 1930, pesquisada pelos alunos Cleiton Martins, Diego Cardoso, Vera Dutra.
Também a Revolta da Vacina, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro em 1904, movimento estudado por Cleiton Fischer, Juliano da Silva, Luiz Fernando Ribeiro, Ronier da Silva. A Revolta da Chibata, do ano de 1910 que ocorreu no Rio de Janeiro, apresentada pelo aluno Geraldo Dias Neto. Além da Guerra de Canudos, que aconteceu em uma comunidade chamada Canudos, no interior da Bahia, de 1896 a 1897, pesquisada pelos estudantes Eduardo Fernandes, Juliano Fischer, Luiz Eduardo de Oliveira, Mateus Maffioletti e Robson Dias.
O objetivo do evento, organizado pela própria turma do Proeja, é desenvolver atividades de pesquisa que estimulem a compreensão e a reflexão acerca dos movimentos sociais e políticos ocorridos no Brasil durante a República Velha, relacionando-os com os movimentos vivenciados no país, nos dois últimos anos.
Para quem quiser participar e saber um pouco mais sobre a história do período republicano brasileiro e seus movimentos sociais e políticos, a 1ª edição do Café com História será realizada no Auditório José Mariano da Rocha Filho, no Ctism, às 19h.