Com o objetivo de avaliar o impacto do cultivo da cultura da soja na qualidade do solo em diferentes regiões de expansão da cultura no estado do Rio Grande do Sul, o projeto “Qualidade do Solo em áreas de expansão da cultura da soja” conseguiu um novo financiamento em 2018.
Através do projeto aceito pela AGRISUS (Fundação de Agricultura Sustentável), o grupo de pesquisa tem gastos com deslocamento, diárias e alimentação financiados pela organização, além de uma bolsa Capes por 12 meses.
Para avaliar os efeitos no solo das regiões de expansão do cultivo da soja e indicar o quanto de área para a planta, no Rio Grande do Sul, ainda pode ser utilizado sem degradar o solo, foram realizadas coletas em três cidades diferentes: Boa Vista das Missões, Júlio de Castilhos e Cacequi. Para 2019, o projeto prevê mais três municípios da metade sul do estado para serem visitados.
O projeto é coordenado pelo professor do curso de Agronomia da UFSM-FW Vanderlei Rodrigues da Silva. Para ele, a ideia principal do projeto é perseguir as regiões em que a cultura da soja está se expandindo, pois a planta “é uma cultura tradicional da região norte e nos últimos anos ela tem migrado para a região central e sul, e queremos saber qual o impacto disso na vegetação e nas características físicas químicas e biológicas do solo”, enfatizou o professor.
A equipe do projeto de pesquisa é formada, além do coordenador, por alunos de graduação e pós-graduação de Agronomia da UFSM-FW, além dos laboratoristas do curso Felipe Bonini, Andrea Giovenardi, Lucindo Somavilla e Marcela de Melo Torchelsen. A duração do projeto é de no mínimo, três anos, com a possibilidade de renovação.
O enfoque do grupo é a qualidade do solo, por isso são realizadas três tipos de coletas de dois dias. A biológica, que leva em torno de 30 dias para ser analisada; a química, que tem um período de 3 meses até os resultados, e a física, que após 6 meses de estudos é concluída.
Texto: Ariel Stival. Produção da Agência da Hora em parceria com a Assessoria de Comunicação da UFSM-FW
Fotos: Arquivo