Encerrando as comemorações do Mês da Dança, o professor do CEFD Gustavo Duarte fez a abertura da exposição “Masculinidades dançantes” na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma ação da pesquisa de pós-doutoramento em Dança que ele desenvolve.
Gustavo pesquisa os homens que dançam e suas interfaces com a sexualidade e o processo do envelhecimento. As pesquisas foram realizadas na Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e no Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) a partir de dois eixos: “Masculinidades e a docência em dança” e “Masculinidades e a cena artística”.
As fotos da exposição foram escolhidas pelos próprios artistas da pesquisa, totalizando mais de 60 fotos de diferentes momentos da história da dança de Salvador. Também compõem a exposição registros de “DziOhno: 4222”, um trabalho coreográfico que Gustavo Duarte realizou a partir do grupo DziCroquettes e do artista oriental Kazuo Ohno. A orientação das ações é da professora Carmen Paternostro.
Em 2017, Gustavo esteve em Lisboa, onde deu aulas sobre sua temática na Faculdade de Motricidade Humana para as turmas de graduação e pós-graduação em Dança. Gustavo pretende trazer a exposição para Santa Maria a partir de julho.
Foto: Divulgação