Foi realizado nos dias 4 e 5 de maio, no Auditório Prof. Cláudio Mussói do Centro de Ciências Rurais, o primeiro seminário do projeto “Os sistemas de produção pecuários na Bacia do Rio Ibirapuitã e suas relações com água e a energia na produção de alimentos – NEXUS PAMPA”. O projeto é um dos sete aprovados para o bioma Pampa na Chamada MCTI/CNPq Nº 20/2017 – Nexus II: Pesquisa e Desenvolvimento em Ações Integradas e Sustentáveis para a Garantia da Segurança Hídrica, Energética e Alimentar nos Biomas Pampa, Pantanal e Mata Atlântica.
O objetivo do projeto é verificar e criar cenários decorrentes dos sistemas de produção agropecuários utilizados na bacia do Rio Ibirapuitã. Isso é feito através da quantificação e descrição dos processos de formação do escoamento superficial e a sua associação com a degradação dos solos pela erosão e a degradação dos recursos hídricos pela produção de sedimentos, dos tipos de energia e a sua forma de consumo pelos moradores e pela análise da produção de alimentos e a sua forma de inserção nos mercados consumidores.
O projeto é coordenado pelo professor do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Vicente Celestino Pires Silveira e tem a participação dos Programas de Pós-graduação em Zootecnia e Solos e do Colégio Politécnico da UFSM. São colaboradores no projeto professores, extensionistas e técnicos da Unipampa através dos seus campi de Dom Pedrito e Santana do Livramento; UFRGS; URCAMP campus de Alegrete; IFSUL campus de Santana do Livramento; IF Farroupilha campus de São Vicente; Fundação Maronna; EMATER-ASCAR/RS; COMITÊ BACIA IBICUÍ/RS e IRGA.
O Nexus adota uma abordagem transdisciplinar e participativa e se constitui de quatro eixos de ações, três ligados diretamente ao foco Água, Energia e Alimento e um quarto que integra os mesmos. O eixo integrador trabalha na perspectiva do Método MESMIS (Marco de Evaluación de Sistemas de Manejo incorporando Indicadores de Sustentabilidade). Nesta primeira reunião o foco foi na apropriação metodológica por todos os membros do projeto. Uma nova reunião será realizada no inicio de agosto para a definição dos indicadores de sustentabilidade que serão avaliados no projeto.
Mais informações podem ser obtidas no site do Nexus Pampa.