1º Simpósio de Biogerontologia e Saúde tem início nesta sexta-feira (14)

Neuroenvelhecimento, câncer e o binômio dieta/atividade física serão os temas principais do 1º Simpósio de Biogerontologia e Saúde, que acontece na sexta-feira (14) e no sábado (15), no Auditório Wilson Aita, no anexo C do Centro de Tecnologia (CT), prédio 7 do campus sede da UFSM.

A concepção e organização do simpósio levam em conta o fato de que o número de idosos no país está crescendo ano a ano, aumentando assim a prevalência de pessoas com disfunções, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, dependentes e socialmente isolados. A promoção do evento é do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia e do Laboratório de Biogenômica, com o apoio das ligas acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, Patologia e Genética, Medicina do Exercício e Esporte da UFSM.

Entre os temas a serem abordados nas conferências e painéis, destacam-se os seguintes: modelos de células neurais, zebrafish e roedores no estudo das doenças de Parkinson e Alzheimer, envelhecimento da pele, manejo de lesões, psicofármacos e depressão, dieta amazônica, atividade física, oncogenética, biogenômica, suplementos fitoterápicos e quimioterapia, estresse dos idosos e de seus cuidadores, diabetes e doenças cardiometabólicas.

Esses assuntos serão abordados por professores e pesquisadores das universidades federais de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Pampa (Unipampa), e também da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), Universidade de Passo Fundo, Universidade Regional do Noroeste do Estado (Unijuí), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Ibirapuera (Unib).

Outro destaque do evento será o Prêmio Sir Peter Medawar, que será conferido aos três melhores trabalhos enviados para o simpósio. Nascido no Brasil e naturalizado britânico, o pesquisador que dá nome ao prêmio ganhou em 1960 o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, um reconhecimento aos seus estudos em áreas como imunologia e envelhecimento. O período para submissão de trabalhos encerra-se na próxima quarta-feira (29).

A programação do evento e demais informações podem ser conferidas no site do evento.