Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Por que esquecemos dos Lanceiros Negros?



Painel da Casa do Estudante sobre os lanceiros negros

Quando falamos em Revolução Farroupilha, há uma linha tênue entre o que nos é contado e o que não é. Há uma linha tênue entre o que foi heroísmo e o que foi covardia. Provavelmente os Lanceiros Negros são citados em algum livro de história ou outro conteúdo que prevê o ensino da Revolução Farroupilha. Citá-los sem explicá-los não é o suficiente. É também uma forma de tornar invisíveis estas figuras tão importantes para a história do território sul-rio-grandense.

O GT CHEGA, em parceria com o Núcleo de Divulgação Institucional (NDI) do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), fez um breve apanhado histórico sobre estas personagens, que foram tanto protagonistas quanto aqueles que são considerados os heróis da revolução.

No Rio Grande do Sul, a população negra à época era constituída por escravos, força de trabalho para os grandes proprietários de terra. Em um primeiro momento, os negros não participaram do conflito. Entretanto, quando introduzidos, reconheceu-se o potencial em combate – não eram apenas mão-de-obra para a manutenção dos latifundiários. A participação dos negros na Revolução Farroupilha se fundamentou na unidade militar chamada Lanceiros Negros. Durante dez anos, os escravizados combateram montados em cavalos e armados com lanças compridas, ao lado dos farrapos e contra as tropas imperiais.

Embora as negociações entre os dois lados visassem aos fim da guerra, um dos desafios era a aceitação por parte Império Brasileiro da posição dos negros em combate e que, portanto, estavam em determinada condição de liberdade. Foi a partir desta resistência que a Revolução Farroupilha foi selada em uma traição, chamada Traição dos Porongos. Os Lanceiros Negros foram ordenados a montar acampamento – sem suas armas – na localidade de Porongos e, na madrugada, foram massacrados pelos imperiais. A Revolução Farroupilha estava assim finalizada. Simples, não é? Na verdade, não.

Esta visão por parte do Império colocava e reforçava a figura do negro à subjugação e à servidão. As marcas refletem até os dias atuais, pois o racismo é uma das formas mais expressivas de preconceito no Rio Grande do Sul. O preconceito existente acaba colocando o negro como ator social resistente e político.

Uma dessas frentes do movimento de resistência é o Coletivo Afronta, primeiro grupo do estado formado exclusivamente por universitários negros e negras. Desde 2010, o coletivo tem a missão de “lutar por uma Universidade mais inclusiva, de qualidade, democrática e pública, reconhecendo e evidenciando, a partir de algumas ações concretas, a importância da população negra dentro da história do Brasil”. A resistência também pode ser retratada por meio de manifestações artísticas, como a pintura dos Lanceiros Negros, em uma das paredes da Casa do Estudante Universitário (CEU II) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), feita pelos artistas Deivison Lima e Patrick Vitos.

Se o papel do negro na Revolução Farroupilha continua a ser minimizado ou interpretado de outras maneiras, hoje existem movimentos e pessoas decididas a lutar não apenas pelo reconhecimento no contexto histórico nacional e regional, mas também pela igualdade.

 

Texto: J. Antônio de Souza Buere, acadêmico de Comunicação Social – Produção Editorial e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Edição: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Revisão Final: Maurício Dias

Colaboração e articulação: Andressa Mourão Duarte, mestranda em Ciências Sociais e GT CHEGA – Grupo de Trabalho do CCNE que tem como propósito desenvolver atividades e discussões que promovam a ruptura das diferentes manifestações de preconceito.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44644

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes