Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Setembro Amarelo destacou cuidado com jovens



Mesa-redonda do evento com os palestrantes sentados. Toda a ambientação traz a cor amarela em alusão ao mês
Mesa-redonda reuniu especialistas do Capsi preocupados com a integração no atendimento

A palestra “Olhar sobre a infância e adolescência”, ministrada na tarde desta quarta-feira (26), no auditório Flávio Miguel Schneider, no CCR, integrou a programação do 5º Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O encontro contou com a participação do time de profissionais do Centro de Atendimento Psicossocial da Infância e Adolescência (Capsi). O objetivo da mesa foi expandir o debate sobre a incidência cada vez maior de casos de suicídio e automutilação entre jovens.

O suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, conforme levantamento do Ministério da Saúde de 2017.  O psiquiatra Fabian Abaid, especialista no atendimento infanto-juvenil,  participou como debatedor e ressaltou que não é possível justificar os casos apenas a partir de um único fator, já que se trata de um fenômeno múltiplo. Nesse sentido, é preciso pensar em maneiras de desenvolver uma estrutura efetiva para o cuidado do adolescente, na tentativa de amparar o jovem e impedir a recorrência dos casos. “Acho que a iniciativa desse evento é excelente, pois nós temos que começar a falar mais sobre o suicídio, sobre as automutilações em relação à criança e ao adolescente, de forma que possamos articular um trabalho mais adequado para dar conta dessa questão”, destaca.

Foto do psiquiatra sendo entrevistado pela repórter. Ele usa na lapela um top amarelo em alusão ao Setembro Amarelo
Psiquiatra Fabian Abaid evidenciou a necessidade de discutir a prevenção à vida

A mesa contou com a participação de profissionais do Capsi de diferentes áreas de atuação, como assistência social, psiquiatria, pedagogia e terapia ocupacional. A discussão se deu a partir de exemplos de casos vivenciados pelos convidados e salientou a importância de integrar o trabalho destes profissionais para o enfrentamento do suicídio e das automutilações.

O evento reuniu 273 inscritos, não só da cidade de Santa Maria, como também de Cacequi, São Pedro do Sul e Itacurubi. Estiveram presentes alunos e professores de diversos cursos da UFSM, profissionais e usuários do serviço de saúde mental.

As atividades fazem alusão ao Setembro Amarelo e são organizadas pelo Projeto de Extensão de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio da UFSM. A programação termina nesta quinta (27), com a exibição do filme “Pequena Miss Sunshine”, no CineMental. A atividade começa às 14h30min no auditório do antigo Hospital Universitário.

Texto: Bárbara Marmor, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Maria Luísa Viana, acadêmica de Jornalismo, estagiária da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44764

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes