Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM apresenta dança-performance na Cidade do México



Foto colorida horizontal apresenta cena da performance
Dança-performance foi apresentada na Cidade do México

O professor da UFSM Odailso Berté apresentou, no último dia 4, no Centro Cultural Universitario Tlatelolco, da Cidade do México, a obra de dança-performance “La Patria es un Fantasma”.

Esta obra coreografada por Berté teve a curadoria de José Luis Barrios e é parte do projeto “Irrupción y memoria”, conceptualizado por Juan Carlos Henríquez, que marca as comemorações dos 75 anos da Universidad Iberoamericana e os 50 anos do Movimiento Estudiantil de 1968. No ano de 1968 ocorreu a trágica chacina onde milhares de estudantes que foram fuzilados nos arredores do atual Centro Cultural Universitario Tlatelolco.

Conforme o método de criação desenvolvido por Berté, a coreografia de “La Patria es un Fantasma” foi construída a partir de obras da arte plástica, imagens e ícones culturais mexicanos. No sentido de romper com esses arquétipos e chegar ao corpo propriamente dito, a obra busca questionar a identidade mexicana, ou seja, o que é ser mexicano?

Esta foi a terceira obra performática criada e apresentada por Berté no México, durante seu pós-doutorado, onde ele tem aprofundado seus estudos sobre processos criativos a partir da obra dos artistas Frida Kahlo, Arturo Estrada e Nahum Zenil.

Foto: Hernán Perera Parra/Divulgação


Publicações Recentes