Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Workshop de abertura do 2° Compartilhando Saberes traz novas práticas de ensino em sala de aula



Foto horizontal em cores do palestrante de costas falando para um grande grupo de pessoas em semicírculo no Espaço Multiuso
Workshop ocorreu na segunda-feira (22)

Iniciou-se nesta segunda-feira (22) mais uma edição do Compartilhando Saberes, evento satélite da Jornada Acadêmica Integrada 2018. A cerimônia de abertura contou com a presença do professor José Motta Filho, mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, da Flórida (EUA) e especialista em Gestão Escolar.

O 2° Compartilhando Saberes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e tem como objetivo compartilhar conhecimentos e práticas pedagógicas, por meio de troca de experiências. Por isso, o workshop de abertura trouxe uma proposta inovadora para o âmbito universitário, principalmente para os docentes da UFSM, e abordou novos modos de ensino, através de um diálogo fácil entre o professor José Motta com outros professores.

Foto do professor José Motta, camiseta preta, cavanhaque, cabelo sobre os ombros, óculos, falando ao microfone
Professor José Motta

O especialista explanou sobre sua trajetória até a utilização da metodologia ativa, a qual foge do tradicional método de ensino em que o professor fala e o aluno apenas escuta. A metodologia ativa visa à inserção do estudante no processo de ensino e aprendizagem. O aluno deixa de ser um agente passivo e passa a ser visto como um membro ativo na construção do ensino, por meio de novas formas de aprendizado.

No evento, foi aprofundada a técnica da metodologia ativa de storytelling, ou seja, o ato de contar histórias, pois acredita-se que histórias emocionantes são capazes de influenciar no aprendizado. “Storytelling é o ato de enquadrar uma ideia em uma narrativa que informe, esclareça e inspire, as aulas também devem se enquadradas nesse sentido”, ressalta Motta.

O workshop de abertura do 2° Compartilhando Saberes expôs abordagens e táticas não tão conhecidas que visam proporcionar uma mudança na mentalidade dos professores, e não fazer uma crítica aos métodos que já são utilizados pelos mesmo. “É possível fazer coisas diferentes em aula, pegue aquilo que você já faz de extraordinário e use um pouco de metodologia ativa de vez em quando”, explica José Motta.

O Compartilhando Saberes segue até a próxima sexta-feira (26), assim como a Jornada Acadêmica Integrada (JAI).

Texto: Victória Lopes, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Maria Luísa Viana, acadêmica de Jornalismo da UFN, estagiária da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti


Publicações Recentes