Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos realiza exposição no CAL

O Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos (GPicto) CNPQ/UFSM promove a abertura da exposição “Ritual em pintura” nesta segunda-feira (19), às 17h, na Sala Cláudio Carriconde, no CAL.

Para esta mostra, o grupo de pesquisa trabalhou a ideia de ritual não restrita ao misticismo ou a ritos religiosos. Cada participante pensou em diferentes aspectos culturais que envolvem ritualística, protocolo e repetição, tais como atos rotineiros repetitivos, hábitos de vida, rituais do corpo, gestos e comportamentos humanos ou animais, formas de vida partilhadas, ações simbólicas envolvendo “ritos de passagem”, celebrações, espaços ritualísticos, ciclos do dia ou da natureza.

Assim, determinados aspectos envolvidos na concepção de ritual foram transpostos à linguagem da pintura, englobando alguns de seus possíveis desdobramentos. Além disso, a própria pintura foi encarada como ritual, uma vez que a preparação da tela, a escolha do tema, a opção por determinada paleta, técnicas e materiais, a mistura das tintas para dar vida às cores, a gestualidade do pincel sobre o suporte e o processo de sobreposição e justaposição da tinta na tela envolve procedimentos inerentes à linguagem da pintura, reveladores de toda uma ritualística compartilhada, mas com resultados particulares advindos das inquietações de cada autor, as quais possibilitam a criação de novos rituais dotados de sentido no processo de cada membro do grupo.

Os participantes são Amábile Tolio, Antonio Junior, Caterine Giles, Fábio Camargo, Gabriela Capa, Hannah Rossatto, Henrique Ribeiro, Karine Perez, Livia Cocco, Marco Gomes, Matheus Viero, N. Ullmann, Rosmarine J. Capiotti, Stéfani Agostini, Stéfani Scapin. Curadoria de Karine Perez.

A exposição pode ser vista na Sala Cláudio Carriconde até 30 de novembro, nas segundas, quartas, quintas e sextas, das 9h às 17h, e nas terças-feiras, das 13 às 17h.