Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pró-Reitoria de Extensão realizará primeiro Fórum de Direitos Humanos



Peça de divulgação do Fórum de Direitos HumanosA Pró-Reitoria de Extensão promove, de 5 a 7 de dezembro, o Fórum de Direitos Humanos, no Salão Imembuí na Reitoria da UFSM. O Fórum tem sua primeira edição no ano em que se comemoram os 70 anos da assinatura da Declaração Universal de Direitos Humanos (1948), e propõe conhecer e compartilhar o panorama da temática na região de Santa Maria e da UFSM.

Além de compartilhar as ações já desenvolvidas na UFSM no âmbito dos Direitos Humanos, o Fórum se propõe a diagnosticar e planejar ações voltadas às demandas sociais.

A ideia da realização do fórum surgiu das demandas internas da UFSM e da existência de uma série de iniciativas na área de direitos humanos que não estavam convergindo para um mesmo foco. Além da necessidade de consolidar o Observatório de Direitos Humanos (ODH) da UFSM e da assinatura do Pacto Nacional de Educação em Direitos Humanos pela UFSM em 2018.

As palestras foram escolhidas para articular os grupos e as temáticas que já compõem o Observatório de Direitos Humanos (ODH), que já são compartilhadas entre PRE e CAED (responsáveis pelo ODH), para que ampliem a visibilidade seus trabalhos/projetos. Dessa forma, os eixos destacados neste primeiro Fórum serão os de Educação em Direitos Humanos, Infância e Adolescência, LGBTQI+, Gênero, Movimento Negro, Movimento Indígena e Imigrações.

Além das palestras, o Fórum de Direitos Humanos conta com uma exposição de fotos no Hall da Reitoria. Segundo a Pró-Reitoria de Extensão, a ideia inicial da exposição é representar a diversidade também através da imagem, do apelo visual. “Muitas vezes esquecemos que quando falamos de direitos humanos, falamos de pessoas. Somos nós, são nossos colegas, que vimos e convivemos”, observa Jaciele Carine Sell, coordenadora do fórum.

As inscrições para podem ser feitas por formulário online

 

PROGRAMAÇÃO

5 de dezembro (quarta)

9h – Exposição Fotográfica – Hall da reitoria
9h30 – Abertura
10h – Palestra “Educação em Direitos Humanos à luz dos 70 anos da Declaração Universal dos DH”, com prof Erasto Fortes Mendonça (UnB)
13h30min – Roda de conversa: “Infância e Adolescência” com representantes do convênio entre MP-RS/FASE/UFSM
16h30 – Roda de conversa: “Infância e Adolescência” com representantes de projetos da UFSM na área.

6 de dezembro (quinta)

9h – Exposição Fotográfica – Hall da reitoria
9h – Palestra “Hostilidade, silêncio e omissão: o retrato do assédio no mercado de comunicação de São Paulo”, com Lara Thomazini (UFBA)
10h45 – Roda de conversa: “Política de Igualdade de Gênero na UFSM” com a Comissão responsável pela elaboração.
14h – Roda de conversa: “Ser mulher: significados e representações” com Milena Freire e Hellen Byanchini.
15h45 – Roda de conversa: “LGBTQI+”.

7 de dezembro (sexta)

9h – Exposição Fotográfica – Hall da reitoria
9h – Roda de conversa: “Ações Afirmativas, Movimento Negro e Indígenas”.
10h30 – Roda de conversa: “Imigrações”.
14h – Plenária Final: relatos e demandas levantadas nas rodas de conversa e encaminhamentos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-45750

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes