Semana da Calourada movimenta campi e unidades da UFSM

Uma intensa programação de atividades marca o início das atividades letivas na UFSM. Durante a Semana da Calourada, as unidades universitárias, centros de ensino e campi da instituição desenvolvem uma série de ações visando a recepção e a integração de calouros e veteranos.

Confira a programação que acontece, desde ontem (11), nos campi e unidades universitárias:

UFSM Cachoeira do Sul: A ocupação dos primeiros blocos de sala de aula do novo campus da UFSM marcou o início do semestre ontem (11), em Cachoeira do Sul. Os estudantes foram recebidos pela direção e coordenações de curso. O reitor, Paulo Afonso Burmann, e o prefeito, Sergio Ghignatti, visitaram o campus e acompanharam o início das atividades no novo espaço.

Alunos de Cachoeira do Sul assistem primeiras aulas nos prédios do novo campus.

UFSM Frederico Westphalen: Os estudantes participaram ontem (11), da 3ª edição da Matinê de Volta às Aulas, com uma mini-gincana de integração. Ao longo da semana, haverão mesas redondas abordando temas como movimento estudantil, pesquisa e extensão e assistência estudantil. Na sexta-feira, um cinedebate encerra a programação.

UFSM Palmeira das Missões: Diariamente, ao longo da semana, estão previstas rodas de conversa, oficinas e atividades de recepção. Além disso, o campus inicia o semestre promovendo uma campanha de arrecadação de alimentos e implantando ações de conscientização ambiental. Confira a programação aqui.

UFSM Santa Maria: A programação geral da Semana da Calourada foi organizada pela Universidade em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e se estende até domingo, com atividades diárias no campus sede. Confira a programação aqui.

Grupos de veteranos apresentam o campus para os calouros durante a primeira semana de aulas

Centro de Tecnologia (CT): O Acolhe CT, que integra a Semana da Calourada, deu início, ontem, às atividades de recepção aos estudantes dos cursos da área da Tecnologia com café da manhã, tira-dúvidas, tours guiados, uma Mostra de Oportunidades e palestras de boas vindas. Além disso, a Mostra de Oportunidades CT terá continuidade no fim de semana, no Praça Nova Shopping, com a apresentação de equipes de competição que projetam robôs, carros, aviões e foguetes, empresas juniores com diversas expertises, diretórios acadêmicos e demais coletivos. Confira a programação do Acolhe CT.

Centro de Educação (CE): Com o mote “Meu lugar no mundo”, o CE recepciona calouros e veteranos priorizando a integração destes à UFSM, ao Centro e aos cursos. Ao longo da semana, diversas palestras e atividades vão apresentar a estrutura e oportunidades da Universidade aos estudantes. Confira a programação aqui.

Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH): Além da programação geral da Semana da Calourada, diversos cursos do CCSH organizaram atividades específicas para a recepção dos estudantes, como visitas a laboratório, rodas de conversa e palestras. Confira a programação aqui.

Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE): O primeiro dia de aula foi intenso no CCNE, desde o início da manhã de ontem, com intervenções artísticas, apresentações musicais, oficina de defesa pessoal, atividades recreativas de integração e uma visita ao Jardim Botânico com direito a uma festa com pós coloridos, no estilo Holi. Nesta terça (12), a programação segue com palestra e uma Cerimônia de Reconhecimento a Professores, Petianos e Diretórios Acadêmicos. Confira a programação aqui.

Centro de Ciências Rurais (CCR): As atividades de recepção do CCR se concentraram na segunda-feira. Os estudantes foram recepcionados pela Direção do Centro, Coordenações de Cursos e Diretórios acadêmicos em uma solenidade especial e depois participaram de atividades de integração. Confira o que rolou na recepção do CCR.

Centro de Ciências da Saúde (CCS): As tradicionais atividades de recepção e integração entre calouros e veteranos marcou o primeiro dia de aula dos estudantes dos cursos da área da Saúde. A programação de acolhimento aos calouros segue nesta quarta-feira (13), às 9h30, com a apresentação da direção e coordenações de cursos, a exibição do documentário “CCS 40 anos” e uma atração cultura.

Centro de Artes e Letras (CAL): Além das atividades de integração entre calouros e veteranos, no CAL, o curso de Letras – Bacharelado, por meio do Laboratório de Língua Portuguesa, promove na quinta-feira (14), às 15h30, um evento exclusivo para os calouros, com relatos de experiências de egressos do curso. Saiba mais sobre o evento.

Colégio Politécnico: Os estudantes do ensino técnico do Politécnico foram recepcionados ontem, com atividades específicas, de acordo com o curso. Eles foram apresentados ao Colégio e coordenações e receberam orientações. Os estudantes do Ensino Médio já havia retomado as atividades letivas no último dia 18.

Colégio Técnico e Industrial (CTISM): As atividades de recepção se concentraram nesta segunda e terça-feira. Os calouros foram recebidos pela direção, departamentos de ensino e coordenadores de cursos, que lhes apresentaram a instituição e deram orientações e avisos, além de conduzirem visitas pelo Colégio.