Projeto de Extensão Cinecirco promove apresentação em escola de Santa Maria nesta quarta (27)

Foto colorida das duas artistas caracterizadas como "as irmãs pulgas", com rosto pintado, roupa amarela e laços vermelhos nos cabelos
Natália Dolwitsch e Raquel Guerra

O Dia Mundial do Circo é celebrado nesta quarta-feira (27). Para marcar a data, a apresentação artística “As Irmãs Pulgas” será realizada na Escola de Educação Infantil Papo de Anjo, em Santa Maria, às 15h. A ação também marca o início de um novo projeto, que objetiva a circulação do trabalho artístico em escolas de Santa Maria e região.

“As Irmãs Pulgas” são uma dupla de palhaças formada pela parceria entre as artistas Raquel Guerra, professora no Departamento de Artes Cênicas da UFSM, e Natália Dolwitsch, egressa do Curso de Licenciatura em Teatro da UFSM.

Raquel coordena diversas iniciativas de promoção e divulgação da arte circense em Santa Maria. Seus projetos de pesquisa incluem deste a criação de espetáculos até a coleta de registros e arquivos sobre circos que passam em Santa Maria e a produção de acervos audiovisuais, como entrevistas e documentação de espetáculos que contribuem para a memória do Circo no Brasil.

A iniciativa é uma parceria do Projeto de Extensão Cinecirco, da UFSM, com os grupos locais Ateliê do Comediante e Umbigo de Bruxa, que planeja a apresentação de “As Irmãs Pulgas” para o público escolar.

Foto: Fernanda Abegg/Divulgação