Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto do curso de Agronomia traz estudantes da rede municipal de ensino para conhecer plantações na UFSM

Alunos do 8º e 9º ano puderam visitar as lavouras de arroz, soja, milho e trigo e também aprenderam sobre tratores e pastagens



Nesta quinta-feira (23), 33 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lidovino Fanton visitaram a Área da Várzea da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para aprender mais sobre o mundo rural. A iniciativa partiu de uma parceria entre o projeto “Conhecendo o mundo Agro: do campo à mesa” do curso de Agronomia e a Secretaria Municipal de Educação. 

Na visita os estudantes receberam uma aula do professor Enio Marchesan, responsável pelo Grupo de Pesquisa em Arroz e Uso Alternativo de Várzea (GPai), sobre educação ambiental, o funcionamento do processo de cultivo e as etapas necessárias para os grãos chegarem até as prateleiras do mercado. “O propósito é dar a oportunidade dos alunos entenderem melhor essa profissão e conversarem com pessoas do ramo. É necessário fazer uma aproximação entre as pessoas que vivem mais nos centros urbanos e o meio rural, principalmente com os jovens. A universidade faz ações com os produtores, técnicos e estudantes de graduação, mas precisamos levar esses conhecimentos também para a comunidade”, comenta o professor.

Assim, para entender na prática, os jovens andaram pelas plantações de arroz, soja, milho e trigo. Essa foi a melhor parte da excursão para Alessandra Silva de Moraes, 14 anos, aluna do 9º ano, que conheceu pela primeira vez as lavouras da UFSM: “Achei muito interessante aprender sobre a colheita do arroz e a transformação que o grão passa até chegar no nosso prato. Mas o ponto alto foi caminhar pelo campo e realmente ver as plantações. Vale a pena vir conhecer, as explicações foram muito boas e eu achei muito legal”.

Além disso, as turmas também aprenderam mais sobre as tecnologias utilizadas no campo. Uma delas foi a exibição de tratores que possuem piloto automático. De acordo com o professor Enio o objetivo é mostrar que o meio rural também é uma grande oportunidade de trabalho para quem gosta de tecnologia. 

A professora de ciências, Juliana Rossato, acompanhou os estudantes durante a visita e para ela a experiência foi enriquecedora. “Na rotina escolar temos recursos limitados para demonstrar como as coisas funcionam na prática. Então poder vir na UFSM e mostrar para os nossos estudantes a base da nossa cadeia alimentar, a agricultura, é muito importante. Com essa visita os conteúdos vistos em sala de aula passam a fazer mais sentido” afirma Juliana. 

Ao final da excursão cada aluno recebeu uma porção de sementes de cada grão analisado que podem ser plantadas em casa. “A gente sabe que a alimentação de muitos jovens é baseada em alimentos ultraprocessados, então acredito que ver como é feito naturalmente e agora poder cultivar eles em casa pode fazê-los repensar os seus hábitos de consumo. Por isso o projeto está de parabéns e ficamos muito felizes de poder fazer parte “, comenta a professora. 

Próximas edições

O projeto surgiu em 2018 e esta edição vai receber cerca de 118 alunos de três escolas. Também foram selecionadas para realizar a visitação a EMEF Duque de Caxias e a EMEF Lourenço Dalla Corte. Segundo o professor Enio, não é possível realizar mais excursões no ano, pois o período propício para a safra termina no outono. No entanto, novas edições devem ocorrer em 2024. 

Texto e fotos: Rebeca Kroll, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61621

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes