As inscrições para a edição 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam no dia 19 de janeiro e seguem até 23 de janeiro, exclusivamente pela internet, no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. O processo é gratuito, e os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso.
Considerada a maior edição do Sisu em número de instituições participantes, o Sisu 2026 reunirá 136 universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica, com a oferta de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos em todo o país. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) disponibilizará 1.502 vagas em 111 cursos.
Durante a inscrição, os candidatos podem optar por concorrer tanto pela ampla concorrência quanto pelas modalidades de reserva de vagas, conforme a Lei de Cotas e as ações afirmativas próprias das instituições.
Etapas e resultados
De acordo com o edital do Ministério da Educação (MEC), o Sisu 2026 terá apenas uma etapa de inscrição. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026, e o período de matrícula junto às instituições inicia em 2 de fevereiro de 2026.
Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026.
Novidade no Sisu 2026
A partir de 2026, o Sisu passa a considerar os resultados das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). Para fins de classificação, será utilizada a nota que resultar na melhor média ponderada, de acordo com o curso escolhido, desde que o candidato não tenha sido inscrito como treineiro. Em caso de empate, serão aplicados os critérios previstos em edital.
Informações específicas da UFSM
No site do Sisu UFSM, os candidatos encontram informações detalhadas sobre o processo seletivo, como simulador de cotas, pontuação mínima, máxima e média das edições anteriores e o Termo de Adesão ao Sisu 2026, que apresenta o quantitativo de vagas por curso, na ampla concorrência e nas oito modalidades de cotas, ppesos e notas mínimas exigidas em cada prova do Enem, média mínima exigida por curso e documentação necessária para confirmação de vaga e matrícula
Os modelos de documentos estarão disponíveis como anexos do Edital da Chamada Regular, a ser publicado posteriormente.