Projeto Flores para Todos inicia nova fase de comercialização de gladíolos no RS

Foto colorida horizontal mostra acerta distância o estante, coberto por lona, dois banners e alguns ramos de flores, em uma área ao ar livre
Ponto de venda de flores do projeto na ExpoSol 2019, em Soledade

Teve início nesta quinta-feira (2) a venda de gladíolos (ou palma-de-santa-rita) produzidos no Projeto de Extensão Flores para Todos, uma pareceria da Equipe PhenoGlad com a Emater. Os produtores de Soledade e Mormaço inauguraram a comercialização na Exposol 2019, a maior feira de joias e pedras preciosas da América Latina, em Soledade.

Os gladíolos foram programados para estarem em florescimento agora, próximo ao Dia das Mães, com o aplicativo PhenoGlad Mobile, tecnologia digital desenvolvida pela Equipe PhenoGlad da UFSM em parceria com a Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Catarina-Campus Curitibanos.

Durante o cultivo dos gladíolos, agricultores familiares tiveram a orientação e assistência feita pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar e por integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM, através de visitas técnicas para ensinar os produtores as técnicas de cultivo, do plantio até a colheita e armazenamento das flores.

Quem for participar da Expofax Colônia 2019, que acontece em Faxinal do Soturno neste final de semana, também poderá conhecer o projeto Flores para Todos no estande da Emater, através de dois canteiros completamente floridos com gladíolos plantados especialmente para a feira.

O projeto ganhou o nome de “Flores para Todos” pois busca oferecer uma oportunidade ao agricultor familiar de ganhar dinheiro produzindo flores e levar ao consumidor um produto com custo menor, pois a produção é feita localmente, encurtando a cadeia e conectando pessoas na comunidade.

O projeto está na terceira fase e visa produzir as flores para o Dia das Mães, um dos três feriados de maior consumo de flores no Brasil, em 11 famílias de agricultores familiares e quatro escolas públicas de ensino fundamental em oito municípios no RS: Piratini (dois produtores), Soledade (um), Mormaço (um), Vila Nova do Sul (dois), Cerro Branco (um), Faxinal do Soturno (dois), Cachoeira do Sul (dois produtores) e em escolas de Júlio de Castilhos, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Dilermando de Aguiar.

Cada produtor e escola produzirão na terceira fase em torno de 400 flores, totalizando em torno de sete mil flores no RS. Desde a primeira fase, que aconteceu para Dia das Mães 2018, o projeto já alcançou 15 municípios de RS e três municípios de Santa Catarina.