“Educação, ciência e tecnologia são setores estratégicos para o estado”, afirma Burmann em viagem à China

Reitor participou de reuniões de trabalho voltadas para cooperações nas áreas de planejamento urbano e ambiental

O reitor Paulo Burmann cumpre nos próximos dias agenda na China, onde participa de rodada de visitas e reuniões junto a instituições locais. O reitor integra uma comitiva de cerca de 30 brasileiros, da qual fazem parte os deputados estaduais Gilberto Capoani e Jeferson Oliveira, da Frente Parlamentar Gaúcha Brasil-China, além de representação de empresários e lideranças comunitárias do Rio Grande do Sul, São Paulo e de estados do Nordeste.

Na quarta-feira (22), a comitiva realizou visita ao Shanghai East Hospital, Centro Médico que pertence à Universidade de Tongji. “Trata-se de um hospital de primeiríssima qualidade, que faz parte de um complexo de sete hospitais do sistema público. Ficou claro o interesse deles em abrir uma frente de cooperação com a Universidade Federal de Santa Maria e um interesse mais amplo de instalar na região um hospital focado na medicina chinesa”, afirmou o reitor.

Burmann também participou de reuniões na Universidade de Tongji, junto ao Escritório de Relações Internacionais e ao Escritório de Planejamento Urbano, Arquitetônico e Ambiental, vinculado à Faculdade de Arquitetura. Conforme o reitor, a visita abriu diversas oportunidades para cooperações nesta área. “Eles tem projetos que estão se espalhando pelo mundo em termos de planejamento urbano e ambiental, criando um conceito de cidades planejadas inteligentes. Há interesse de fazer o planejamento e depois construírem bairros e cidades com esse novo conceito”, diz o reitor.

Já na quinta-feira (23), a comitiva foi recebida na Prefeitura da região, onde foram realizadas diversas rodadas de negócios. “Tenho a convicção de que sairemos daqui com bons acordos de cooperação que serão assinados em um futuro muito próximo, até porque há uma comitiva chinesa que estará se deslocando para o Brasil no mês de agosto”, destaca.

Burmann qualifica a viagem como de extrema importância para conhecer a realidade chinesa, que se caracteriza por intenso desenvolvimento tecnológico e fortes investimentos estatais em ciência e educação. “É um país em franco desenvolvimento, diferente daquela percepção que alguns setores ainda guardam de que é um país atrasado. A China possui alto grau de desenvolvimento científico e tecnológico, com valorização imensa do setor educacional. Eles não trabalham parcerias no setor internacional sem ter uma universidade envolvidas. A rede de educação é totalmente pública assim como o setor de atendimento da saúde, que é de altíssima qualidade e com altos investimentos do governo. Educação, ciência e tecnologia são setores estratégicos do estado e não podem estar ausentes”, afirmou o reitor em entrevista à rádio UniFM na manhã desta quinta-feira (23).

A missão de duas semanas é financiada pelo programa Capes PrInt, que tem o intuito de desenvolver e fomentar o avanço institucional da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, estimulando a competitividade e a visibilidade da produção científica do País. Burmann viaja acompanhado pelo professor Érico Marlon de Moraes Flores, Assessor de Gabinete do Reitor na Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Foto: Érico Flores

Professores Érico Flores e Paulo Burmann integram Missão Brasil-China, que visitou a Universidade de Tongji