Grupo da UFSM desenvolve ações voluntárias no Piauí pelo Projeto Rondon

Na foto, grupo de pessoas caminha em caminho de chão batido em dia ensolarado. Pode-se notar pequenas casas de alvenaria.
Interior do Piauí é o local de realização das atividades da UFSM no Projeto Rondon deste ano

Desde o dia de 11 de julho docentes e acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria participam da Operação João de Barro, desenvolvida pelo Projeto Rondon, na cidade de Santa Rosa do Piauí. O grupo foi recepcionado no dia 14 e, desde então, realiza atividades planejadas com a comunidade local.

Segundo o professor Gianfábio Pimentel Franco, do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM Palmeira das Missões, tudo ocorre conforme o previsto. “Está todo mundo trabalhando forte, convivendo com as adversidades do semiárido do Nordeste, pois agora é uma época de seca por aqui. Nós já executamos, desde o dia 16 até agora, uma série de oficinas, como educação, saúde, direitos humanos, justiça e cultura e todas foram um sucesso”, comenta sobre as atividades de capacitação.

O professor Gianfábio é o coordenador geral da Operação 2019, desenvolvido em parceria da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Também integram o projeto os professores Leonardo Jantsch, da UFSM-PM, e Silvana Cogo, do Departamento de Enfermagem do campus sede.

Jonata de Mello, acadêmico do 10º semestre Enfermagem do UFSM-PM, elaborou a proposta selecionada para a Operação 2019 juntamente com o colega Renato Fernandes e a acadêmica Daiana Wickert, do curso de Enfermagem de Santa Maria. “Muito antes da graduação eu já vinha acompanhando o Projeto Rondon e sempre tive a vontade de participar. Com o ingresso na UFSM comecei a ficar de olho nos editais. Em agosto de 2018, nos inscrevemos e fomos contemplados”, explica.

Para o acadêmico, participar do Projeto Rondon foi uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação. “Eu saio daqui com a certeza de que mais aprendi do que ensinei. Foi uma troca muito boa de experiências que eu tenho certeza que levarei para toda a minha vida”, comenta.

O Projeto Rondon é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais e municipais, e Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. A iniciativa proporciona ao município a oportunidade de receber professores e alunos universitários de várias áreas do conhecimento que queiram contribuir com a comunidade de forma voluntária. A ação contribui também para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.

A Operação João de Barro contempla 12 municípios, envolve 48 rondonistas voluntários de 24 instituições de ensino superior do país. A equipe da UFSM vai trabalhar na cidade de Santa Rosa do Piauí até este domingo.

Com informações da Assessoria de Comunicação UFSM-PM