UFSM ganha 10 novas bolsas de doutorado do CNPq

Os estudantes selecionados farão parte do doutorado em Universidades que tenham cursos de excelência pelo período de até um ano. Foto: Carolina Lemos (Ascom Gabinete)

A Universidade Federal de Santa Maria ganhou dez novas bolsas de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na modalidade de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas (Chamada Pública Nº 01/2019). Essa modalidade permite que o aluno faça parte do seu doutorado em Universidades que tenham cursos de excelência – com nota 6 e 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – por um período de até um ano.

Para o Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Fábio Andrei Duarte, receber essas novas bolsas em um período de muitos cortes é um ótimo benefício.  “É um fôlego porque os cursos que têm nota 3, 4 ou 5 pela Capes já tem uma carência de bolsas. Essas cotas adicionais vão ajudar bastante, pois no doutorado em especial é difícil de manter o aluno vinculado ao curso quando não tem bolsa, porque ele já é um profissional com um certo tempo de formação, precisa se manter e com isso acaba desistindo da pós-graduação.” aponta Fábio.

SELEÇÃO – Para participar do edital, a UFSM realizou uma chamada interna, na qual concorreram onze Programas de Pós-Graduação (PPGs). Com a chamada interna, foi feita uma avaliação com os coordenadores dos PPGs de Excelência, e dos onze concorrentes foram selecionados três: Ciências Odontológicas (4 bolsas), Engenharia Química (3 bolsas) e Biodiversidade Animal (3 Bolsas), totalizando dez bolsas que era o limite da chamada do CNPq.

A partir da seleção interna, a UFSM montou uma proposta institucional com esses três PPGs, submeteu ao CNPq e foi aprovada. O próximo passo, é a realização de uma chamada interna dos PPGs que foram aprovados pelo CNPq, para selecionar os alunos que receberão as bolsas de doutorado.

A UFSM ainda participa do edital recebendo alunos de outras Universidades nos cursos de excelência.

Texto: Laura Coelho de Almeida, bolsista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM