Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM ganha 10 novas bolsas de doutorado do CNPq



Os estudantes selecionados farão parte do doutorado em Universidades que tenham cursos de excelência pelo período de até um ano. Foto: Carolina Lemos (Ascom Gabinete)

A Universidade Federal de Santa Maria ganhou dez novas bolsas de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na modalidade de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas (Chamada Pública Nº 01/2019). Essa modalidade permite que o aluno faça parte do seu doutorado em Universidades que tenham cursos de excelência – com nota 6 e 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – por um período de até um ano. 

Para o Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Fábio Andrei Duarte, receber essas novas bolsas em um período de muitos cortes é um ótimo benefício.  “É um fôlego porque os cursos que têm nota 3, 4 ou 5 pela Capes já tem uma carência de bolsas. Essas cotas adicionais vão ajudar bastante, pois no doutorado em especial é difícil de manter o aluno vinculado ao curso quando não tem bolsa, porque ele já é um profissional com um certo tempo de formação, precisa se manter e com isso acaba desistindo da pós-graduação.” aponta Fábio.

SELEÇÃO – Para participar do edital, a UFSM realizou uma chamada interna, na qual concorreram onze Programas de Pós-Graduação (PPGs). Com a chamada interna, foi feita uma avaliação com os coordenadores dos PPGs de Excelência, e dos onze concorrentes foram selecionados três: Ciências Odontológicas (4 bolsas), Engenharia Química (3 bolsas) e Biodiversidade Animal (3 Bolsas), totalizando dez bolsas que era o limite da chamada do CNPq.

A partir da seleção interna, a UFSM montou uma proposta institucional com esses três PPGs, submeteu ao CNPq e foi aprovada. O próximo passo, é a realização de uma chamada interna dos PPGs que foram aprovados pelo CNPq, para selecionar os alunos que receberão as bolsas de doutorado.

A UFSM ainda participa do edital recebendo alunos de outras Universidades nos cursos de excelência.

Texto: Laura Coelho de Almeida, bolsista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-48930

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes