6º Encontro Regional de Promoção à Vida: curso “Auto-lesão sem intenção suicida” acontece no próximo dia 25

O 6º Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio promove, na próxima quarta-feira (25), o curso “Auto-lesão sem intenção suicida”. Será no Centro de Convenções da UFSM, das 8h30min às 13h e das 14h às 18h. O ministrante será o psicólogo clínico Carlos de Aragão Neto, especializado em tanatologia e estudo do luto, mestre em antropologia e membro da Associação Brasileira e da Internacional Association for Suicide Prevention (IASP).

O curso é voltado para profissionais, estudantes de ensino superior e demais interessados em participar de uma reflexão e discussão sobre saúde mental durante o Setembro Amarelo, especialmente devido a inúmeros casos de automutilação em Santa Maria e região. As inscrições estão abertas na página da UFSM.

Encontro mobiliza comunidade

Feira de Saúde Mental mobilizou mais de 350 pessoas em Santa Maria

A 6ª edição do Encontro Regional tem como tema “Olhem para mim: meu corpo traz as marcas!?”, e continua com ações até o próximo dia 26. Realizado durante a mobilização nacional do Setembro Amarelo, o evento é uma realização do Fórum Permanente de Saúde Mental da Região Central do RS, com a participação de diferentes entidades e grupos ligadas à UFSM, como Núcleo de Pesquisa em Saúde, Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HUSM, Espaço Nise da Silveira e AFAB, Projeto de Extensão de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, Grupo Integrado de Enfrentamento a Violências e demais realizadores, como o Centro de Valorização da Vida (CVV).

As ações do Setembro Amarelo buscam divulgar a prevenção ao suicídio, combater o estigma relacionado aos transtornos mentais e promover a busca por auxílio em situações de sofrimento psíquico. As atividades começaram no dia 10, com a 1ª Feira de Saúde Mental, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. A feira ocorreu no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e mobilizou de cerca de 350 pessoas, 8 Escolas, 8 Estratégias de Saúde da Família (ESF) e os 4 Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) de Santa Maria.

A programação ainda conta com edição especial do CineMental, que será realizado no próximo dia 26, no auditório da Antiga Reitoria.