Nota de falecimento de Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha

Com pesar e consternação, comunicamos o falecimento de Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha, professora aposentada do departamento de Geociências da UFSM e viúva do reitor fundador da instituição, José Mariano da Rocha Filho.  Em decorrência disso, está decretado o luto oficial por três dias na Universidade Federal de Santa Maria, a partir da data de hoje.

Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha foi professora da UFSM, lotada no Departamento de Geociências, lecionando as disciplinas Biogeografia e Geografia do Brasil. Criou o Museu Educativo Gama D’Eça, da UFSM, iniciou a organização do Planetário da Universidade e liderou o movimento para criação da creche da UFSM, primeira creche planejada de uma universidade brasileira. Casou aos 18 anos com José Mariano da Rocha, fundador da Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Zulmira faleceu hoje, dia 07 de outubro, aos 101 anos de idade, vítima de causas naturais. Ela estava hospitalizada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo desde o dia 12 de agosto. O velório acontece no Salão Imembuí, no 2º andar do prédio da reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir das 20h de hoje, 07.

Biografia:

Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha nasceu em 24 de setembro de 1918, em Caçapava do Sul. É filha de Patrício Dias Ferreira e Manuela Velho Dias. Aos nove anos foi estudar em Bagé, no Colégio Espírito Santo. Dois anos depois, seguiu para Porto Alegre, para continuar seus estudos no Colégio Bom Conselho, onde se destacou tanto pela liderança quanto pelo desenvolvimento de múltiplas atividades extra-classe: participou do grêmio estudantil, jogou tênis e teve aulas de latim, grego, pintura e poesia. Desde a adolescência, costumava fazer anotações nos livros, discutindo e atualizando dados, quando divergia do autor.

Casou aos 18 anos com José Mariano da Rocha, fundador da Universidade Federal de Santa Maria. Teve 12 filhos, foi professora universitária e criadora do Museu Educativo Gama D’Eça, da UFSM. Mãe e esposa dedicada, lutou ao lado de seu marido pela interiorização do ensino superior no Brasil e cuidou da formação intelectual dos filhos.

Casamento de Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha com José Mariano da Rocha. Fonte: arquivo da UFSM

Em Porto Alegre, conheceu José Mariano da Rocha Filho, por intermédio de sua irmã Maria Clara Mariano da Rocha, também interna do Colégio Bom Conselho. Após terminar o ginásio, Maria Zulmira cursou o Pré-médico. A aspiração de cursar medicina é interrompida pelo casamento, em 1938, quando vem morar em Santa Maria. A partir desse ano, Maria Zulmira conciliava as atividades de mãe, esposa, e parceira de José Mariano, ao fazer o clipping das notícias e organizar as repercussões do movimento pela interiorização do ensino superior na mídia, além de encarregar-se da correspondência e datilografar textos e discursos para o marido. Ao mesmo tempo, era uma mãe presente na vida dos filhos e acompanhava o seu desenvolvimento intelectual, desde os deveres de casa até a execução dos trabalhos.

Após o nascimento de seus doze filhos, decidiu completar os estudos superiores e prestou vestibular para Geografia, em 1965. Em 1969, ingressou no quadro docente da UFSM, lotada no Departamento de Geociências, lecionando as disciplinas Biogeografia e Geografia do Brasil.

Em 1971, é indicada por Hélios Homero Bernardi, vice-reitor no exercício da Reitoria, para organizar o Museu Educativo. No mesmo ano participou da Comissão Organizadora da Reunião do Conselho Deliberativo do Grupo Universitário Latino-Americano para Reforma e Aperfeiçoamento do Ensino (GULERPE), que ocorreu em Santa Maria.

Durante todo o período em que Mariano da Rocha esteve à frente da reitoria, liderou a organização do Natal dos Filhos dos Operários da UFSM, com festa e distribuição de presentes. Como Presidente da Associação dos Amigos do Museu Educativo Gama d’Eça (AAME), promoveu anualmente a campanha “Ponha Cristo em Seu Natal”, que incentiva estabelecimentos comerciais, condomínios, escritórios, consultórios, bancos e residências a montar presépios com o objetivo de resgatar o verdadeiro significado das festas natalinas, celebrar o nascimento de Jesus. Mais tarde, esta iniciativa passou a ser apoiada pela Associação de Amigos do Museu Educativo Gama d’Eça. A campanha é realizada até os dias de hoje.

Em 1970, Maria Zulmira iniciou a organização do Planetário da UFSM, inaugurado em 14 de dezembro de 1971. Em 1972, liderou o movimento para criação da creche da UFSM, primeira creche planejada de uma universidade brasileira. E em 1984, recebeu a titulação de Museóloga por possuir mais de cinco anos desenvolvendo atividades técnicas de museologia, devidamente comprovados pela Lei 7.287/1984, e tornou-se co-fundadora da Associação de Amigos do Museu Educativo Gama d’Eça, entidade que colabora com o Museu em suas finalidades culturais e de preservação e divulgação do patrimônio histórico.

Texto: Solange Prediger (Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor, com informações de http://fonte.ufsm.br/index.php/rocha-maria-zulmira-dias-mariano-da-1918)