Professores da Equipe PhenoGlad da UFSM participam de congresso de floricultura na Bahia

Os professores do Departamento de Fitotecnia do CCR que coordenam a Equipe PhenoGlad na UFSM Lilian Osmari Uhlmann e Nereu Augusto Streck participaram, na semana passada, do 22º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais, no campus da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA). Durante os cinco dias de congresso, os professores participaram de quatro atividades.

Na segunda (7), Lilian e a professora Alexandra Goede de Souza, coordenadora da Equipe PhenoGlad no Instituto Federal Catarinense (IFC) de Rio do Sul (SC), ministraram o minicurso “Usos e aplicações do aplicativo PhenoGlad na pesquisa e na extensão“. Na terça (8), foi lançado o livro “Gladíolo: fenologia e manejo para produção de hastes e bulbos”, de autoria de professores das Equipes PhenoGlad da UFSM e da Universidade Federal de Santa Catarina.

Na programação do evento, os dois professores da UFSM e a professora do IFC também participaram da mesa-redonda “Floricultura – da pesquisa à extensão”, com as palestras “PhenoGlad: a floricultura digital na era da agricultura 4.0” e “Flores para Todos: um projeto inclusivo de extensão na Região Sul do Brasil”. Ainda foram apresentados dois trabalhos científicos na forma de banner.

O evento também serviu para a Equipe PhenoGlad da UFSM firmar novas parcerias, visando levar o Projeto de Extensão Flores para Todos, que atualmente está nos três estados da Região Sul, para outras regiões do Brasil. A Equipe PhenoGlad do Vale do São Francisco, composta por professores e alunos da Univasf, e a Equipe PhenoGlad da Universidade Federal Rural de Pernambuco irão coordenar o projeto na Região Nordeste. Já na Região Centro-Oeste, o Flores Para Todos será coordenado pela Emater do Distrito Federal, a Agraer (correspondente à Emater) de Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal de Goiás.

A participação dos dois professores foi patrocinada pelo congresso e pelo CNPq, não tendo nenhum custo para a UFSM.