6º Salão de Inovação e Empreendedorismo apresenta quatro atitudes inovadoras no Centro de Convenções da UFSM

A 6ª edição do Salão de Inovação e Empreendedorismo (SIE) foi repleta de inspiração no Centro de Convenções da UFSM. A edição 2019 aconteceu na noite de sexta-feira (22), com a participação de Marcos Piangers, Tatiana Pimenta, Leonardo Guedes e Natália Pietzsch. Os convidados subiram ao palco, contaram a sua trajetória no empreendedorismo e mostraram que a atitude faz a diferença.

A abertura do 6 ª SIE contou com a participação da Orquestra Jovem do Recanto do Maestro e com a fala do professor Paulo Afonso Burmann, reitor da UFSM. “Nós temos tudo para avançar nesse processo de inovação e empreendedorismo, com uma expectativa muito forte. Esperamos com esse salão de Inovação e Empreendedorismo fortalecer nossas parcerias, o ambiente de inovação e de formação de profissionais comprometidos com o futuro do Brasil,” afirmou. O Salão de Inovação e Empreendedorismo é realizado pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM e Pró-Reitoria de Extensão (PRE). O 6º SIE ainda teve a participação da banda Magical Mystery que encerrou a noite de muito aprendizado, inspiração e atitude.

Destaques do 6º Salão de Inovação e Empreendedorismo:

Leonardo é egresso da UFSM

Leonardo Guedes (CowMed)

A primeira palestra da noite foi de Leonardo Guedes. Engenheiro elétrico formado pela UFSM, é empreendedor da CowMed. A startup possibilita que o produtor acompanhe em tempo real a ruminação e alertas precoces de problemas de saúde de seus animais, através de coleiras desenvolvidas pela CowMed. “Ter atitude, mais trabalho menos conversa, eu acho que hoje a gente está em um mundo de moda, quando se trata de empreendedorismo. O pessoal está muito mais focado na sala bonita e esquece de fazer o básico, que é baixar a cabeça e trabalhar,” comenta.

Startup aproxima psicólogos e pacientes por intermédio da tecnologia

Tatiana Pimenta (Vittude)

A Segunda empreendedora a subir no palco foi Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude, startup é focada em Psicologia e coaching. Tatiana relatou a história da engenheira que se apaixonou por Psicologia e fundou uma startup de saúde mental que conecta psicólogos e pacientes. “Quando você entra no mundo do empreendedorismo, é preciso ter fé no que você está fazendo, tem que acreditar, comprar o sonho mesmo. Acho que muitas vezes tem que ter resiliência, porque não é fácil tem dias que é cansativo, tem que ter um jogo de cintura, um dinamismo”, revela.

Startup criada por Natália surge de demandas por uma melhor destinação de resíduos

Natália Pietzsch (ARCO)

Engenheira ambiental e apaixonada pela temática do Lixo, Natália Pietzsch fundou sua própria startup em 2018, a ARCO – Ações para Reciclagem e Compostagem. O intuito é dar a melhor destinação para os resíduos gerados em restaurantes e empresas de Porto Alegre. Durante sua palestra ela contou como entrou para o mundo empreendedor. “Na verdade, eu nunca tinha pensado em empreender, esse desejo começou no meu mestrado, quando comecei a estudar e ver que não existiam soluções públicas e nem privadas para um certo problema. Então comecei a estudar e procurar a saber mais sobre empreendedorismo e hoje eu não me imagino fazendo outra coisa a não ser empreender,” conta.

Escritor e jornalista, Piangers refletiu sobre paternidade e escola

Marcos Piangers (escritor)

Último palestrante da noite, Marcos Piangers é autor do bestseller “O Papai é Pop” e do livro “A Escola do Futuro”. Piangers encerrou a noite com sua palestra descontraída que provocou o riso diversas vezes na plateia, mas também proporcionou momentos de reflexão, ao falar sobre o processo de educação dos filhos. “Quando você vira pai, você vira um cuidador, um homem mais sensível, mais preocupado em deixar um mundo um lugar melhor. É importante nós não estarmos satisfeitos com a escola, porque a escola é um processo de aprendizado que tem que passar por uma constante transformação”, argumenta. O tema do SIE desse ano foi “sua atitude faz a diferença” e foi da mesma maneira que Piangers encerrou sua palestra com a frase “Seja o herói que seu filho acredita que você é”.

Reportagem: Ana Júlia Müller, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Fotos: Eloíze Moraes, bolsista da Agência de Notícias da UFSM