UFSM atualiza Guia de Identidade Visual

Com o lançamento da Política de Comunicação em 2018, a UFSM vem revisando diversos processos, fluxos e produtos de comunicação, entre eles o uso da marca (brasão e monograma) da instituição. O brasão e o monograma tiveram seus traços discretamente atualizados e a distribuição dos elementos revisada para uma melhor visualização em materiais de divulgação.

O novo Guia de Identidade Visual, aprovado pelo Comitê de Política de Comunicação em novembro 2019, prevê a aplicação do brasão e do monograma em diversos formatos e cores, trazendo especificações, recomendações e restrições quanto ao uso da marca. O Guia traz, neste primeiro momento, diretrizes de marca para as pró-reitorias e campi fora de sede, de forma a integrar a comunicação institucional e expandir a representatividade da marca para toda a administração central e para as cidades que possuem campi. De qualquer forma, o brasão da UFSM deve ser sempre priorizado em materiais externos, levando o nome da instituição para a comunidade.

O Grupo de Trabalho Identidade Visual, formado por professores e técnicos das áreas de Desenho Industrial, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Relações Públicas, aplicou uma pesquisa sobre a percepção da comunidade universitária em relação à marca, na qual constatou-se forte identificação dos públicos com a identidade visual da universidade. Também foram analisados exemplos de como outras universidades aplicam seus brasões e representam suas subunidades (pró-reitorias e campi).

A partir deste Guia publicado, o Grupo de Trabalho pretende dar continuidade aos estudos para, nos próximos meses, incluir no Guia diretrizes para a aplicação das demais marcas ligadas a órgãos, centros de ensino, cursos, laboratórios, grupos de pesquisa, etc.

Texto: Unidade de Comunicação Integrada