Planetário da UFSM promove debate sobre mulheres na ciência no “Viva o Campus”

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia Internacional dos Planetários (16 de março), o Planetário da UFSM promove no próximo domingo (8), às 16h, o debate “Mulheres na Ciência”. O evento contará com a presença das pesquisadoras Maria Rosa Chitolina e Cristina Wayne Nogueira.

A professora Maria Rosa Chitolina é formada em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também realizou seu mestrado. Concluiu seu doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos. Atualmente, é docente no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, atuando na área da Enzimologia. Nos últimos anos, realizou visitas de colaboração científica a algumas instituições internacionais na Europa e na África. A pesquisadora também é bolsista de produtividade 1B pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A professora Cristina Wayne Nogueira foi a primeira pesquisadora a atingir o nível 1A de excelência de produtividade em pesquisa na UFSM. É formada em Farmácia pela UFSM e possui doutorado em Ciências Biológicas – Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas pesquisas perpassam a área da Bioquímica, tendo como foco a Bioquímica Toxicológica. Em 2017, a docente recebeu o Prêmio de Pesquisador Destaque UFSM e Prêmio Pesquisador Gaúcho Destaque na área das Ciências Biológicas.

O evento, realizado juntamente com o “Viva o Campus Calourada”, é gratuito e aberto ao público, tendo como objetivo evidenciar o trabalho e trajetória destas cientistas.

Texto: Núcleo de Divulgação Institucional da PRE